07 de dezembro de 2025

Semáforo inteligente auxilia idosos na hora de atravessar a rua


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h53
Ouvir: 00:00

Semáforo para idososA Prefeitura de Curitiba está instalando na capital um moderno sistema para auxiliar idosos ou pessoas com mobilidade reduzida ao atravessar uma via. O equipamento funciona através de um botão especial junto ao semáforo, que é acionado pelo usuário que possui o cartão especial da URBS (Urbanização de Curitiba S/A). Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá de por mais alguns segundos além do programado- de 20% a 30% a mais do que o tempo de um semáforo normal.

O primeiro “semáforo inteligente” foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho, no Centro de Curitiba, e começa a funcionar hoje. No ano passado, uma tecnologia similar foi testada no bairro Alto da Glória e, com a aprovação do sistema, a Prefeitura iniciou processo de concorrência pública para contratar o serviço.

A Prefeitura de Curitiba realizou, há dois anos, uma pesquisa inédita com 400 pedestres idosos em vários cruzamentos do centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é reduzir as fatalidades no trânsito da capital paranaense, principalmente com idosos, as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres na cidade segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes de trânsito com mortes em Curitiba.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *