13 de dezembro de 2025

Tecnologia e trânsito: estamos preparados para os carros autônomos?

Entenda em que estágio estão os carros autônomos no mundo, como o Brasil se posiciona nesse cenário e quais os impactos para motoristas e segurança viária.


Por Redação Publicado 18/11/2025 às 08h15
Ouvir: 00:00
carros autônomos
Ainda não há veículos de uso amplo sendo comercializados com automação total (nível 5). Foto: Interior do carro, vista do cockpit para dentro. Ilustração vetorial

O avanço dos carros autônomos levanta expectativas e desafios em todo o mundo — e no Brasil não é diferente. A promessa de segurança, eficiência no trânsito e menos acidentes soa atraente, mas para tornar realidade é preciso vencer barreiras regulatórias, técnicas, culturais e de infraestrutura. Neste momento, o país caminha, mas ainda está distante de um cenário plenamente autônomo.

O que são carros autônomos: níveis de automação

O primeiro ponto para entender esse tema é saber que “autônomo” não significa “sem motorista” completamente. A classificação usada internacionalmente, da SAE International, divide os veículos em seis níveis (0 a 5) de automação.

  • Nível 0: sem automação, totalmente controlado pelo condutor.
  • Nível 1: assistência simples, como controle de cruzeiro adaptativo ou alerta de faixa.
  • Nível 2: automação parcial — o veículo pode controlar direção e aceleração/frenagem, mas o motorista precisa estar atento e pronto para intervir.
  • Nível 3: automação condicional — o sistema assume mais tarefas, mas exige que o motorista retome o controle em certas situações.
  • Nível 4: alto nível de automação em condições específicas, com pouca intervenção humana.
  • Nível 5: automação total em qualquer situação, sem necessidade de motorista humano.

Atualmente, no mundo real, a maioria dos carros com “assistência avançada” vendidos chegam até nível 2. Alguns testes, protótipos ou demonstrações estão em níveis 3 ou 4 em regiões específicas. Ainda não há veículos de uso amplo sendo comercializados com automação total (nível 5).

Panorama mundial: onde estão os avanços

Alguns países têm sido pioneiros em testar ou regulamentar funcionalidades autônomas:

  • A União Europeia investe em pesquisa colaborativa, testagem de veículos autônomos ou sistemas de assistência mais avançados, mas enfrenta desafios regulatórios e de privacidade de dados.
  • No Japão, empresas e entidades estão experimentando veículos autônomos em ambientes urbanos controlados, com alto investimento em sensores, mapeamento e conectividade.
  • A China lidera em experimentos e inovações aplicadas, por exemplo com robôs-táxis (robotaxis) e programas piloto para testes de veículos autônomos em cidades selecionadas.

Situação no Brasil: entre leis, testes e expectativa

No Brasil, ainda não há veículos autônomos em uso pleno comercializado como nível 4 ou 5. O que se observa hoje são tecnologias de assistência ao motorista (nível 1 ou 2), como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, sistemas de monitoramento de ponto cego, entre outros.

Do ponto de vista regulatório, também há lacunas claras:

  • Ainda não existe legislação definitiva que regulamente todos os níveis mais elevados de automação para veículos de passeio no uso cotidiano em vias abertas.
  • Testes e projetos-piloto são raros e bastante restritos, em geral envolvendo veículos de grande porte ou em ambientes controlados.
  • Infraestrutura como sinalização adequada, mapeamento de alta definição, comunicação veículo-a-veículo e veículo-a-infraestrutura, redes 5G estável, sistemas redundantes de segurança ainda são desafios em muitas regiões do país — especialmente fora dos grandes centros urbanos.

Impactos para motoristas e segurança viária

A introdução de veículos com maior automação pode trazer benefícios, mas também exige adaptações:

  • Redução de falhas humanas: distração, fadiga, erro de julgamento são causas frequentes de acidentes — sistemas bem projetados poderiam mitigar esses riscos.
  • Desafios de responsabilidade: quando um veículo autônomo erra, quem responde? Fabricante, desenvolvedor de software, motorista ou governo?
  • Educação do motorista: mesmo com automação, há a necessidade de o usuário entender os limites do sistema, quando intervir e como agir em casos de falha.
  • Regulação e fiscalização: é vital que haja normas claras, certificação, testes e fiscalização para garantir que os veículos autônomos operem com segurança.

Empresas, testes e iniciativas

Algumas empresas globais demonstram avanço:

  • A Waymo, nos EUA, já opera robotaxis em algumas cidades em níveis controlados, embora ainda com restrição e protocolos de supervisão humana.
  • A Baidu, na China, com seu sistema Apollo, também já recebeu licenças para testar veículos autônomos em certas áreas, desenvolvendo tecnologias de sensores e piloto automático para tráfego real.

Estamos prontos?

A resposta curta: ainda não completamente. O Brasil caminha para isso, mas há um caminho longo a percorrer. Aqui estão os principais pontos que ainda precisam avançar:

  • Desenvolvimento de legislação específica que regule níveis mais altos de automação.
  • Garantia de infraestrutura técnica e de segurança em todo o território, não apenas nos grandes centros.
  • Formação de motoristas e usuários para lidar com automação — entender quando o carro deve ser assumido, como usar os sistemas, etc.
  • Testes transparentes e regulamentados para demonstrar segurança estatística superior.

Redação

Matérias escritas pela equipe de Redação do Portal do Trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *