16 de dezembro de 2025

12% de motociclistas são inabilitados em Minas Gerais


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h27
Ouvir: 00:00

Levantamento mostra que Minas Gerais tem frota de 1,83 milhão de motos, mas somente 1,6 milhão têm habilitação; tirando estes 12% de circulação, 40% dos acidentes poderiam ser evitados

Estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária, entidade especializada em pesquisas sobre o setor viário no país, aponta que, a cada cem motos que circulam em Minas Gerais, 12 são de motociclistas inabilitados na categoria. Segundo o levantamento, Minas tem uma frota de 1,83 milhão de motos, mas somente 1,6 milhão têm a habilitação. “Esse resultado foi o que mais nos chamou a atenção, pois pode estar relacionado ao grande número de acidentes registrados envolvendo motociclistas. Avaliamos que, se eles fossem melhor preparados, 40% dos acidentes poderiam ser evitados”, avaliou o pesquisador do Centro, Gerson Burin. Os dados foram coletados entre os anos de 2000 e 2010.

Já a Fundación Mapfre aponta que, nesse período, foram contabilizadas no país 36 mortes entre motociclistas para cada um milhão de habitantes. O número de vítimas é 30 vezes maior do que entre ocupantes de automóveis, ainda segundo a fundação.

As estatísticas em Uberaba confirmam as pesquisas. Segundo dados da Seção de Educação no Trânsito e Estatística da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), do início do ano até agosto, foram registrados cerca de 600 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Uberaba.

Fonte: Jornal de Uberaba

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *