Brasil passa a ter norma específica para reparação de veículos elétricos e híbridos
Brasil passa a contar com norma específica que define competências para reparação de veículos elétricos e híbridos, elevando segurança e qualificação técnica.

O Brasil passa a contar, de forma inédita, com uma norma técnica voltada especificamente à atuação de profissionais na reparação de veículos elétricos e híbridos. A medida chega em um momento de forte expansão do segmento, cuja frota nacional já ultrapassa 480 mil unidades, exigindo maior padronização, qualificação técnica e segurança nas atividades de manutenção e reparo.
A nova referência é a ABNT PR 1025 – Veículos rodoviários – Veículo Propelido a Eletricidade – Competências de Pessoal, uma Prática Recomendada que estabelece os requisitos de competência para técnicos reparadores que desejam atuar com tecnologias veiculares eletrificadas. O documento foi lançado durante a COP30, realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).
Competências essenciais para atuação com tecnologias eletrificadas
A ABNT PR 1025 define um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes considerados essenciais para intervenções em sistemas complexos presentes nos veículos eletrificados. Entre os temas abordados estão os sistemas de alta tensão, baterias avançadas, motores elétricos, componentes eletrônicos de potência e protocolos de segurança específicos para esse tipo de tecnologia.
Ao estabelecer parâmetros claros, a Prática Recomendada oferece ao mercado uma base técnica estruturada para orientar treinamentos, avaliações profissionais e programas de certificação, contribuindo para reduzir riscos operacionais e elevar o nível de qualificação da mão de obra.
Marco para a profissionalização do setor
Para o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que participou da construção técnica da norma, a ABNT PR 1025 representa um marco importante para a profissionalização do setor automotivo no Brasil. Conforme a entidade, o documento eleva o padrão técnico exigido dos profissionais. Além disso, amplia a segurança nas operações de reparação, acompanhando a rápida evolução da frota eletrificada no país.
Além disso, a norma contribui para a padronização dos serviços e para a harmonização dos processos no pós-venda automotivo. Ou seja, um ponto considerado estratégico diante das transformações tecnológicas em curso na indústria da mobilidade.
Formação alinhada à segurança e à qualidade
De acordo com o IQA, a eletrificação da frota exige um novo perfil profissional, com competências específicas que vão além da mecânica tradicional. Esse entendimento está refletido nos critérios definidos pela ABNT PR 1025.
“A eletrificação demanda um novo perfil de competência profissional, e a ABNT PR 1025 traduz essa necessidade em requisitos claros e aplicáveis. Como coordenador do grupo e participante da construção da PR, o IQA reforça seu compromisso em apoiar a formação e certificação alinhadas às exigências da qualidade e segurança das operações no setor automotivo”, afirma Sergio Fabiano, gerente de Expansão e Inovação do IQA.
Preparação para o futuro da mobilidade elétrica
O Instituto da Qualidade Automotiva informa que seguirá atuando como referência nacional na promoção da qualidade automotiva. Assim, oferecendo trilhas de capacitação, orientações técnicas e apoio às oficinas e redes de serviços que buscam se adequar às novas demandas do mercado de veículos elétricos e híbridos.
A iniciativa reforça a necessidade de preparar o setor automotivo brasileiro para um cenário de mobilidade cada vez mais eletrificada. Nele segurança, qualificação profissional e padronização técnica passam a ser elementos centrais.
