“Os Eleitos 2025”: donos de carros apontam os modelos mais bem avaliados do Brasil
A iniciativa ouviu mais de 9 mil donos de veículos, que participaram ativamente da avaliação, garantindo a credibilidade e consistência dos resultados.

A premiação “Os Eleitos 2025”, promovida pela plataforma QUATRO RODAS da Editora Abril, ouviu mais de 9 000 proprietários de veículos no Brasil para mapear qual carro mais satisfaz os seus donos. A pesquisa abrange modelos em oito categorias — hatches compactos, sedãs compactos, sedãs médios, SUVs compactos, SUVs médios, SUVs grandes, picapes intermediárias e picapes médias — além de conceder duas premiações especiais: o Grande Campeão (modelo com maior pontuação entre todos) e o prêmio de melhor pós‑venda para as marcas.
Para garantir confiabilidade, o levantamento exigiu dos participantes o CPF e a placa do veículo para validar a propriedade, adotando método semelhante ao que exige Renavam até 2023, e descartou respostas de modelos com pouco volume de avaliações. Os donos avaliaram seus carros em 23 itens distribuídos em 9 categorias (custos, confiança na marca, design/modelo, desempenho, segurança, dirigibilidade, conforto, manutenção) e o pós‑venda em 8 pontos.
Os índices obtidos seguem uma escala em que valores acima de 100,9 indicam que o veículo superou as expectativas dos proprietários; entre 100,3 e 100,9 o carro correspondeu ao esperado; e abaixo de 100,3 sinalizam alguma insatisfação.
Principais vencedores por categoria
- Na categoria Hatches Compactos, o modelo destaque foi o Renault Kwid. Ele obteve nota 9,20 tanto no consumo urbano como rodoviário, e 9,09 no pacote de equipamentos — embora tenha sido criticado pelo ruído interno (nota 7,30) e desempenho em ultrapassagem (7,55).
- Em Sedãs Compactos, o vencedor foi o Volkswagen Virtus, pelo segundo ano consecutivo. Entre os destaques estão nota 9,83 para espaço interno, e 9,54 para consumo rodoviário — mas o acabamento interno recebeu apenas 7,13.
- Na faixa de Sedãs Médios, o campeão foi o BYD Seal, demonstrando a entrada da marca chinesa com força no segmento. O design recebeu nota 9,92, arrancadas 9,95… porém o valor de revenda ficou em 6,69 e o seguro em 8,15.
- Para SUVs Compactos, o destaque foi o Jeep Renegade. Ele obteve 9,60 no pacote de segurança e 9,48 no desempenho em ultrapassagens — embora tenha sido criticado quanto ao porta‑malas (nota 7,47) e à desvalorização (7,39).
- Na categoria de SUVs Médios, o vencedor foi o Jeep Compass. O que chamou atenção foi o equilíbrio geral – não apareceu como o melhor em todos os quesitos, mas mostrou consistência em segurança (9,54), materiais (9,23) e assistência à condução (9,55). Por outro lado, consumos urbanos (6,54) e revenda (6,69) foram pontos de insatisfação.
- No segmento de SUVs Grandes, o vencedor — e Grande Campeão da pesquisa — foi o Jeep Commander. O modelo atingiu índice final de 101,31 pontos — o mais alto da edição. Seus destaques: nota 9,75 para espaço interno, 9,79 para porta‑malas, 9,64 para segurança e 9,68 para facilidade de uso dos comandos. Seus pontos mais fracos: revenda (6,57) e disponibilidade de peças (7,11).
- Na categoria de Picapes Intermediárias, o vencedor foi o Ram Rampage. Os proprietários elogiaram acabamento (9,44), equipamentos de segurança (9,79) e design (9,68). Entretanto, seguro (7,86) e revenda (7,05) ficaram como pontos de atenção.
- E nas Picapes Médias, o campeão continuou sendo o Ford Ranger — título que acumula pelo terceiro ano consecutivo. Notas altas em modernidade (9,33) e equipamentos de segurança (9,76) contrastaram com consumo urbano (6,71) e custo de peças (7,49).
Marca vencedora no pós‑venda
No quesito atender bem após a compra, a marca Jeep se destacou, conquistando o primeiro lugar no ranking de pós‑venda. O atendimento recebeu nota 9,10 e a pontualidade na entrega, 9,14. Os aspectos mais criticados foram os preços dos serviços (nota 7,54) e custo/benefício (8,02).
Reflexões para o consumidor e para o setor
Os resultados da pesquisa são bastante relevantes tanto para quem está pensando em comprar um carro, quanto para quem acompanha o mercado automotivo. Afinal, não se trata apenas de ficha técnica ou marketing: é a experiência real do proprietário que está sendo avaliada. Modelos como o Jeep Commander ou o Virtus se destacam justamente porque combinam “bom em muitos aspectos” — e não apenas em um ou outro.
De acordo com o setor, o levantamento mostra que custos de uso, revenda e disponibilidade de peças continuam sendo gargalos para vários segmentos. Mesmo modelos que vencem em sua categoria ainda recebem notas baixas em revenda ou manutenção — um alerta para fabricantes e revendedores.
Para o consumidor, vale atentar não apenas às categorias tradicionais (consumo, desempenho, espaço), mas à experiência pós‑compra: valores com seguro, peças, revenda, atendimento da marca. Esses quesitos aparecem claramente na pesquisa como diferenciadores.
Em resumo: a edição “Os Eleitos 2025” reforça que qualidade percebida vai muito além da marca ou do prestígio — passa por equilíbrio entre o que o carro entrega no dia‑a‑dia e o quanto custa mantê‑lo. Marcas como Renault, Ford, Volkswagen, Ram, BYD e Jeep são mencionadas com destaque, mas cada uma com seus pontos fortes e fracos.
