08 de dezembro de 2025

Portal do Trânsito traz dicas de segurança para os passageiros de motocicleta


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/06/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h26
Ouvir: 00:00
Passageiro de motoO passageiro pode e deve contribuir com a segurança. Foto: Arquivo Tecnodata.

Pilotar carregando um passageiro exige muito mais responsabilidade, habilidade e experiência. E o passageiro pode contribuir com a segurança para não se tornar uma condição adversa para o piloto.

Veja algumas dicas separadas para o passageiro de moto.

Antes de ligar a moto

O piloto deve ser o primeiro a subir na moto e ligá-la. Em seguida subirá o passageiro, que só deverá colocar os pés nas pedaleiras depois que estiver sentado.

Posição de segurança

O passageiro deve sentar próximo ao piloto segurando em sua cintura ou quadril. Os pés precisam estar firmes na pedaleira. É importante manter as pernas longe do escapamento, da corrente e de outras partes móveis.

Durante o trajeto

É recomendado acompanhar os movimentos e a inclinação do corpo do piloto nas curvas. Caso contrário, é possível desequilibrar o condutor. O passageiro deve evitar movimentos desnecessários, como levantar o corpo para passar numa lombada, e segurar mais firmemente nas arrancadas e freadas ou quando trafegar sobre pisos irregulares.

Distração

O carona deve falar com o piloto apenas o que for indispensável à segurança. A atenção do motociclista deve estar totalmente voltada ao trânsito.

Equipamentos

O passageiro também deve se preocupar com a própria segurança. O uso do capacete é obrigatório. Além disso, roupas adequadas oferecem boa proteção em caso de queda e protegem das intempéries e das partes quentes e móveis da motocicleta. A roupa ideal é a que protege completamente os braços e pernas, sem folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos. Os pés devem estar protegidos e permitir um bom apoio.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *