Trending News

Notícias

Notícias

Transportar bebida alcoólica aberta no interior do veículo poderá virar infração de trânsito 

Transportar bebida alcoólica aberta no interior do veículo poderá virar infração de trânsito
Foto: Freeimages.com

O PL 3267/19, aprovado no Senado, passou a prever o ato de transportar bebida alcoólica aberta no interior do veículo como infração de trânsito. O texto agora volta à Câmara.

Transportar bebida alcoólica
Foto: Freeimages.com

O texto do PL 3267/19, aprovado na semana passada no Senado Federal, trouxe uma novidade que não estava prevista no projeto original.

De acordo com emenda de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi acatada, o PL passou a estabelecer como infração de trânsito o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida com teor alcoólico superior a 0,5 grau Gay Lussac (°GL) aberta no interior do veículo, mesmo estacionado.

Conforme o texto aprovado pelos senadores, essa será uma infração grave, com multa de R$ 195,23.

Ainda de acordo com o PL, o transporte poderá ser realizado no porta-malas ou no bagageiro.

Segundo Girão, a ideia é inspirada nas chamadas open container laws, que estabelecem punições severas, em todas as jurisdições dos Estados Unidos, para o transporte ou mesmo para a permanência de bebidas alcoólicas no interior de veículos automotores, ainda que estacionados.

“Não há boa razão para o transporte de bebidas alcoólicas abertas junto ao condutor, se ele estiver pretendendo consumi-la apenas em sua casa ou outro lugar seguro. Portanto, para desincentivar esse comportamento, propomos torná-lo infração, com penalidade de multa”, explica o Senador.

O texto do PL agora voltará à Câmara, que pode aprovar o texto do Senado, pode voltar ao que era antes ou incluir mais alterações.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *