Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Veja como baixar o CRLV digital que já está disponível em todo País


Por Agência de Notícias Publicado 05/07/2020 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O documento digital tem o mesmo valor do físico e pode ser usado mesmo sem internet. Veja o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a adesão do estado do Pará, agora a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Para o ministro da Infraestrutura, os documentos digitais representam uma revolução para os cidadãos brasileiros.

“Essa é uma verdadeira transformação digital proposta pelo governo federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”, disse em nota.

A versão digital do CRLV pode ser acessada mesmo quando o proprietário está sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. Além das informações referentes ao documento impresso, o digital também traz dados sobre pendências de recall.

Conforme o último balanço divulgado pela Serpro, hoje no Brasil existem 4,083 certificados digitais de veículo, que começaram a ser emitidos no fim de 2018.

A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, quem quiser ter o documento físico pode utilizar qualquer impressora, pois o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em eventual fiscalização.

Veja aqui como baixar

CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a passo

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;
– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;
– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade, sendo necessária a emissão de um novo somente quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

CRLV Digital – Pessoa Jurídica

No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”, e precisa possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a passo

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi disponibilizada antes na Carteira Digital de Trânsito e hoje são 6,86 milhões de CNH eletrônicas.

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017 porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel.

*Com informações do Ministério da Infraestrutura e Agência Brasil

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Bianor torres
    20/04/2023 às 18:19

    Não tô conseguindo baixa crlv

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *