Notícias

Agente de Trânsito

Veja como baixar o CRLV digital que já está disponível em todo País 

Veja como baixar o CRLV digital que já está disponível em todo País
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O documento digital tem o mesmo valor do físico e pode ser usado mesmo sem internet. Veja o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a adesão do estado do Pará, agora a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Para o ministro da Infraestrutura, os documentos digitais representam uma revolução para os cidadãos brasileiros.

“Essa é uma verdadeira transformação digital proposta pelo governo federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”, disse em nota.

A versão digital do CRLV pode ser acessada mesmo quando o proprietário está sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. Além das informações referentes ao documento impresso, o digital também traz dados sobre pendências de recall.

Conforme o último balanço divulgado pela Serpro, hoje no Brasil existem 4,083 certificados digitais de veículo, que começaram a ser emitidos no fim de 2018.

A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, quem quiser ter o documento físico pode utilizar qualquer impressora, pois o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em eventual fiscalização.

Veja aqui como baixar

CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a passo

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;
– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;
– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade, sendo necessária a emissão de um novo somente quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

CRLV Digital – Pessoa Jurídica

No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”, e precisa possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a passo

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi disponibilizada antes na Carteira Digital de Trânsito e hoje são 6,86 milhões de CNH eletrônicas.

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017 porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel.

*Com informações do Ministério da Infraestrutura e Agência Brasil

Artigos Recomendados Para Você

10 Comentários

  1. COVID-19: exigência de apresentação do CRLV 2020 está suspensa em Minas Gerais - Portal do Trânsito

    […] o Detran/MG, durante uma fiscalização, o documento poderá ser apresentado em papel ou no formato digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O porte do CRLV poderá ser dispensado, […]

  2. Elizabete

    pOSSO BAIXAR O DOCUMENTO DE TERCEIROS PELO MEU APLICATIVO?

    1. Mariana Czerwonka

      Elizabete

      Sim, se o proprietário compartilhar com você.

      Equipe Portal

  3. Antônio Carlos Pereira dos Santos

    Méu carro tem mais de 15 anos, como faco pra baixar meu dpvat de 2021 para poder circular com o mesmo?

    1. Mariana Czerwonka

      Antônio

      De qual estado você está falando? Você já quitou todos os débitos do veículo?

      Equipe Portal

  4. Tadeu

    Boa noite ! Não estou conseguindo ver da erro ao digitar o código

  5. edvan

    boa noite,
    nao consigo baixa meu crlv pessoa juridica por a empresa ja foi canselada

    1. edvan

      a empresa fecho fas mas de 3 anos nâo tenho sertificado digital

  6. Como encontrar o código de segurança do CRV para baixar o CRLV Digital - Portal do Trânsito

    […] do aplicativo, clique em veículos; – Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV; – Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']