• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Instrutor e CFC

Veja o que é necessário para mudar de categoria de CNH 

Veja o que é necessário para mudar de categoria de CNH

*Essa matéria foi atualizada em 05/08/20 às 12h15.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o condutor se habilite nas categorias de A a E, obedecidas certas exigências e gradação. Para entender melhor os requisitos, é preciso entender primeiro o que corresponde cada categoria de CNH.

Categoria A: habilita a conduzir veículos automotores de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral, como motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos.

moto e ciclomotor_menor

Categoria B: habilita a conduzir veículos automotores com ou sem reboque, com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares, fora o do condutor. Permite conduzir veículo automotor da espécie motor-casa cujo peso não exceda a 6.000 kg, ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do condutor. Permite também conduzir trator de rodas e máquinas agrícolas.

carros transitando_menor 2

Categoria C: permite dirigir todos os veículos da categoria B e veículos de carga com mais de 3.500 kg de PBT com ou sem reboque, desde que o reboque não exceda a 6.000 kg de PBT.

categoria C_2

Categoria D: permite dirigir todos os veículos das categorias B e C, e veículos de passageiros com lotação maior que 8 lugares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Categoria E: permite conduzir todos os veículos das categorias B, C e D, trailers, veículos que rebocam unidades com mais de 6.000 kg de PBT ou com lotação superior a 8 passageiros. É a única categoria que permite conduzir veículos com mais de um reboque.

categoria E

O condutor que habilitou-se a princípio nas categorias A ou B e queira mudar a categoria da sua CNH, deve cumprir algumas exigências que listaremos a seguir.

O primeiro passo é procurar um CFC, pagar as taxas referentes ao processo e depois fazer as aulas práticas de direção veicular correspondente à categoria pretendida.

Exigências para mudança de categoria:

Para adicionar a Categoria A:

Realizar curso prático de, no mínimo, 15, (quinze) horas/aula em veículo de aprendizagem, sendo 1 hora/aula no período noturno.

Para adicionar a Categoria B:

Realizar curso prático de, no mínimo, 15 (quinze) horas/aula, das quais pelo menos 01 (uma) no período noturno.

Para solicitar a Categoria C:
  • Ter pelo menos 1 ano de habilitação na categoria “B”.
    • Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses.
    • Ser aprovado em exame de aptidão física e mental.
    • Realizar curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular.
Para solicitar a Categoria D:
  • Ser habilitado na categoria “C” por pelo menos 1 ano, ou no mínimo, 2 anos na categoria “B”.
    • Ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão física e mental.
    • Não ter sido multado por infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses.
    • Realizar curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular.
Para solicitar a Categoria E:
  • Estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “C”. Quando o condutor, oriundo da categoria B, pretender mudar da categoria D para E, deve estar habilitado há, no mínimo, um ano na categoria D (Res.789/20).

    • Ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão física e mental.
    • Não ter sido multado por infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses.
    • Realizar curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular.

Fique atento

Dirigir um veículo com CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) incompatível com a categoria do veículo é infração gravíssima, com multa de R$ 586,94. Não só pela multa, mas pela segurança, o melhor é não arriscar! A infração leva a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Artigos Recomendados Para Você

58 Comentários

  1. Jonas gomes

    Preciso mudar a minha cnh

  2. Rafael Santos

    Ola Mariana, vc poderia me ajudar hoje fui parado em uma blitz e minha CNH venceu dia 24/01 eu já tinha feito todo o processo de renovação porém vou trocar de categoria de B para D, já tinha feito todos os exames médico, psicotécnico, e o toxicológico e apresentei tudo no Detran porém faltava as aulas práticas onde não consegui dar continuidade devido a pandemia, mesmo apresentando todos esses documentos para o sargento ele me autuou por está dirigindo com a CNH vencida, falou que o prazo é pra quem tá vencida de 19/02 em diante mas eu tenho 30 dias pra renovar então entraria nesse prazo não? E outra se tudo tivesse funcionando eu já estaria com minha habilitação de categoria AD em mãos, e só mais uma observação se eu não tivesse trocando de categoria estaria habito para dirigir pois já tinha feito todos os exames que pede para uma renovação de habilitação, e mais uma observação estou trocando de categoria B para de D a minha categoria A vai continuar A ou seja o que precisava para eu ter a categoria A em dia eu já estava em dia com todos os exames feitos, pois fui parado de moto e ainda estava trabalhando com app muito sacanagem do policial, trabalhando não estava pedindo nem roubando, trabalhando.
    Provei que tinha dado entrada na troca de categoria antes da minha habilitação vencer.
    Mas me trataram igual vagabundo como se eu fosse bandido e estava assaltando eles, enfim deixei que falassem pois a autoridade ali era eles, mas indignado por querer prejudicar um pai de família que só estava trabalhando pra levar o leite pra casa.

    1. Mariana Czerwonka

      Rafael

      O que o agente de trânsito falou é o que está na Resolução 782/20, a medida só vale para CNHs vencidas a partir de 19/02/20.

      Equipe Portal

  3. Fabio Anderson

    Boa noite, gostaria de saber qual a previsão de mudança de categoria de B para D, pois já fiz o exame toxicológico no mês 02/20 , pois a auto escola onde irei fazer a troca da categoria alega que o Detran não liberou o departamento para fazer as digitais, para fazer o procedimento de troca da cnh. Gostaria de saber se vc teria uma previsão. Desde já, agradeço antecipadamente.

    1. Mariana Czerwonka

      Fabio

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  4. Júlio César da Silva Costa

    Bom Dia! Gostaria de saber se consigo incluir a categoria C em minha habilitação (A/D). Obs: vou fazer futuramente a troca pra carta de condução em Portugal e lá na equiparação na irá incluir a categoria C pois não irá constar no meu Print que realizei o exame para a mesma,já que aqui vc muda de B para D direto como eu fiz. Não queria chegar lá e ter que fazer a categoria C. A essa opção?

    1. Mariana Czerwonka

      Júlio

      Não há, porque no Brasil, quem tem a categoria D, pode dirigir veículos da C.

      Equipe Portal

  5. Azenalva Almeida Ribeiro

    Boa noite, gostaria de saber o passo a passo para mudar a CNH AB, para PCD, se tem que fazer aulas na auto escola ou não, o que prescisa e como fazer

    1. Mariana Czerwonka

      Azenalva

      Não é necessário fazer aulas. Você deverá passar por exame médico no Detran para atestar o diagnóstico e fazer as adaptações necessárias na CNH. Como isso pode variar de Detran para Detran, sugiro que ligue para o órgão do seu estado e peça orientações sobre como proceder.

      Equipe Portal

  6. Adilson

    Quero mudar a categoria de C para B é possivel ??? Como faço, pois no poupatempo nao tem opção

    1. Mariana Czerwonka

      Adilson

      Sim, você pode rebaixar a categoria.

      Equipe Portal

  7. Maurício

    É POSSIEL TIRAR CARTEIRA NA CATEGORIA E DIRETO, SEM TER CARTEIRA DE NENHUMA CATEGORIA ANTES…?

    1. Mariana Czerwonka

      Mauricio

      Não…isso não é possível. É preciso respeitar a hierarquia das categorias de habilitação.

      Equipe Portal

  8. Marcio Goodman Russo

    Tenho CNH AB ha 1 ano e meio quero adiciona a D ou E eu posso?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcio

      Só depois de 2 anos da B você pode se candidatar a D. E depois de um ano de categoria D você pode candidatar-se a E.

      Equipe Portal

  9. Eliton

    Olá, gostaria muito de tirar uma dúvida… minha cnh é A estou com 28 pnts por dirigir com categoria diferente no caso carro, agora dei entrada na carteira de carro ctg B , mesmo com 28 pnts que não se expiraram com 1 ano ,na CFC falaram pra mim que minha cnh não tem bloqueios aí fui dei entrada e já passei na prova prática de direção… minha cnh será que vai vir normal agora???sou de mg … aquardo muito vc mi tirar essa dúvida

  10. Renata

    Boa Tarde,
    Minha CNH vai vencer em Dezembro, so tenho categoria B e queo tirar a A, eu tenho que pagar para renovar e depois alterar a categoria?

    1. Mariana Czerwonka

      Renata

      Você pode dar início ao processo antes da renovação. Procure um CFC de sua preferência, eles te orientarão.

      Equipe Portal

      1. juliana

        Mariana aonde esta prevista na Lei qual ou Resolucao qual que quando esta em processo para a mudanca de categoria nao pode ter outro exemplo de renovacao de CNH, ou seja, nao pode ter dois pedidos em paralelo SP.

        1. Mariana Czerwonka

          Juliana

          Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (11), no Facebook, às 14h30.

          Equipe Portal

  11. Fernando

    Os 12 meses da ppd são considerados caso queira, na hora da troca pela CNH, pular a B e já passar da ppd para a C?

    1. Mariana Czerwonka

      Fernando

      Sim, o tempo de PPD já conta para mudança de categoria.

      Equipe Portal

  12. ericles denilson silva santos

    Olá, boa tarde! Eu sou Ericles, você poderia tirar uma dúvida? Fiz todos os exames e aulas que necessita para mudar a categoria para D só que no meio do processo eu levei uma multa e não estou conseguindo agendar minha prova por causa dessa multa. Já paguei, já fiz tudo que eu podia só falta fazer a prova isso me impede ?

    1. Mariana Czerwonka

      Ericles

      Sim, você não pode ter multa por infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses para conseguir mudar de categoria.

      Equipe Portal

  13. Claudia

    Boa noite! Tenho uma duvida,se fizer minha carteira categoria B dentro de 1 ano já posso fazer a C ou terei que ter 1 ano sem contar a provisória?

    1. Mariana Czerwonka

      Claudia

      O tempo da PPD já conta.

      Equipe Portal

  14. Marilson

    Boa tarde eu gostaria de saber.. tirei a habilitação a dois anos atrás e quero classificar pra cartegoria D aí pergunto eu começo a conta com data que fiz o primeiro enxame ou conta com a data que está na habilitação

    1. Mariana Czerwonka

      Marilson

      Conta a data que está na habilitação.

      Equipe Portal

  15. JOAO LUIZ

    FIZ UMA NAO DE CATEGORIA B, PRETENDO TROCAR PARA C, ASIM QUE MUDAR EU DEVO ESPERAR 2 ANOS OU O TEMPO DE B CONTINUA A CONTAR?

    1. Mariana Czerwonka

      João

      Não entendi a sua pergunta, você pode reformular, por favor?

      Equipe Portal

  16. Allan Marques

    Mariana, boa noite!
    Já tenho a CNH D, estou mudando para a E, porém vou dirigir no exterior onde se exige a letra C. Tem como adicionar a C, sem ter que fazer aulas novamente?

  17. Sidney

    Boa noite, tenho 57 anos gostaria de saber oq devo fazer pra mudar a categoria que hj é A-B pra conduzir caminhões de grandes porte ou ônibus ?

  18. Fernando Lins

    Ola boa noite mariana tudo bem?
    fiquei sabendo, que com 2 anos de habilitacao na categoria B, ja pode mudar direto para categoria E, isso confere? desde ja grato boa noite!.

    1. Mariana Czerwonka

      Fernando

      Não confere. Com dois anos de categoria B, você pode solicitar a D. Depois com um ano de D, aí sim, você pode solicitar a E.

      Equipe Portal

  19. bruno dantas

    boa tarde.

    poderia me dar uma ajuda?

    eu fiz todo meu processo de habilitação categoria B, porém não passei na prova e acabei deixando pros ultimos meses, o prazo foi estendido pela pandemia e eu acabei refazendo a prova e passei!
    porém eu não to conseguindo adicionar a categoria A, sendo que ja recebi a provisoria há mais de 1 mês, eu comprei minha moto e não consigo adicionar a categoria A no Detran, sendo que já paguei a adição na auto escola.

    no detran aparece que não tenho o tempo minimo exijido, me tira uma duvida, em SP pode adicionar categoria A estando na provisoria?

    1. Mariana Czerwonka

      Bruno

      Pode sim. A adição de categoria A não tem tempo mínimo exigido.

      Equipe Portal

  20. Alex

    Boa noite vi um anúncio no Facebook tem uma auto escola que consegui chn categoria D pra
    Antes de fazer dois anos na B isso é verdade?

    1. Mariana Czerwonka

      Alex

      Não. Isso não é permitido por lei.

      Equipe Portal

  21. Diego Richard Lemos

    Minha CNH, categoria B, vence em 17/02/2021. Dei entrada, em 07/12/2020, no processo para adicionar a categoria A. Vou ter que passar pelo processo de renovação também ou o processo de adição vai substituir o de renovação?

    1. Mariana Czerwonka

      Diego

      Você deverá fazer o exame no processo de adição, o que renovará a CNH. Só fique atento caso o processo vá além de 17/02/2021.

      Equipe Portal

  22. Daniel

    Boa tarde eu quero saber ser pode mudar de categoria c para E

    1. Mariana Czerwonka

      Daniel

      Para adicionar a categoria E, é preciso estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “C” e quando o condutor, oriundo da categoria B, pretender mudar da categoria D para E, deve estar habilitado há, no mínimo, um ano na categoria D. Além disso, deve ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão física e mental. Também não pode ter sido multado por infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses. E por último, deve realizar curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular.

      Equipe Portal

  23. Gabriel

    Boa tarde me chamo Gabriel,estou esperando o resultado da minha defesa de um processo de suspensão que foi instaurado contra mim,minhas multas são administrativa,isso me impede de de mudar de categoria enquanto aguardo o resultado,ou posso dar entrada na auto escola?

    1. Mariana Czerwonka

      Gabriel

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela seja respondida na Live da próxima terça-feira (22/12), às 12h.

      Equipe Portal

  24. Weslley

    Olá, tenho carteira B e estava querendo fazer a adição da A. Minha carteira venceu no início do mês de dezembro e fiquei na dúvida de como proceder. Eu tenho que primeiramente renovar para depois adicionar? Eu terei que fazer o exame médico 2 vezes, uma vez para renovar e a outra para adicionar? Desde já agradeço pela sua ajuda!

    1. Mariana Czerwonka

      Weslley

      Não…você aproveitará o mesmo exame para os dois processos. Como CNHs vencidas em dezembro continuam válidas, você pode dar início ao processo de adição. Ao final, a CNH será renovada também.

      Equipe Portal

  25. PHILIPPE

    Boa tarde!! Minha cnh venceu, fiz o exame de renovação ontem, agora quero incluir a categoria B.
    Terei q fazer um novo exame médico?

    1. Mariana Czerwonka

      Phillipe

      Sim, pois o exame será para ver se você está apto a dirigir uma categoria diferente da que você já tem.

      Equipe Portal

  26. Sávio Araújo Andrade

    Boa noite Mariana…
    Meu nome e Sávio.. eu quero trocar minha CNH pra categoria D.. gostaria de saber quais as etapas q e preciso pra tocar de categoria..

  27. Walber

    Boa noite
    Posso mudar a minha D para categoria C?

    1. Mariana Czerwonka

      Walber

      Não, pois entende-se que quem tem a habilitação na categoria D, já pode dirigir veículos da categoria C.

      Equipe Portal

  28. CARLOS ALBERTO

    Minha CNH cat A, venceu 05/2016. Entrei com adição de categoria B em 08/2015. Concluí a adição no último período permitido em 08/2020.
    Agora o Detran está pedindo pra fazer o processo de renovação da CNH, pra poder retirar minha CNH AB.
    Está correto essa exigência?

  29. Michael Alencar

    Tenho CNH de carro a pelo menos 20 anos. Descobri hoje que tenho 13 pontos na carteira. Fui numa auto-escola para tirar uma carta de moto. A atendente me disse que como eu tenho 13 pontos, eu não posso tirar uma carta de moto! O máximo que eu poderia ter seria 4 pontos. Isso procede?? Eu entrei no site do ciretran e não vi absolutamente nada que me impeça de tirar uma carteira de moto por ter pontos de multas na carteira de motorista!

    Pelo entendimento da auto-escola, eu só vou poder tirar uma carta de moto lá pra setembro/2011 quando expira os pontos (isso se eu não ganhar nenhuma nova multa até lá).

    Então fica aqui a pergunta, isso tem algum fundamento? Em que lei?

    Pesquisei no CTB – Capitulo XIV – Da Habilitação (http://www2.transportes.gov.br/bit/trodo/codigo/cap14.htm) Não encontrei nada falando sobre impedimento para adição de categoria A referente a multas. O que achei foi no Art 143, falando da mudança de B para C que a pessoa não pode ter infração grave ou gravissima:

    “§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.”

    No Art 145 também faz referência a multas graves mas novamente não se refere a catetoria A Fala das categorias D e E. Veja:

    “Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;”

    Portanto, eu não sei se o pessoal da Auto-Escola está mal informado e colocou a questão da infração grave de forma genérica ou se de fato há algum artigo na lei, que eu ainda não encontrei.

  30. Deputado propõe mudança de critérios para condução de reboques e trailer - Portal do Trânsito

    […] projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para modificar a categoria de habilitação exigida para condução de reboques e trailers, de acordo com o peso dos veículos. O texto é de […]

  31. Marcia

    Minha carteira e deficiente na observação a letra D como faço para mudar para letra E e continuar com isenção??

    1. Mariana Czerwonka

      Marcia

      Você deverá passar por um novo exame para verificar a possibilidade de mudança de categoria. Depois disso, fazer as aulas práticas da categoria E. Sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  32. Ewerton

    Boa noite! Sou Ewerton, tenho cat. D, e quero adicionar a Cat. A… Preciso fazer novamemte o toxicológico, visto que minha habilitaçao ainda esta com validade ate 2024.

    1. Mariana Czerwonka

      Ewerton

      Sim, pois ela terá um novo prazo de validade.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *