07 de dezembro de 2025

Evite comprar carros com baixa no Detran; entenda como


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/10/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h26
Ouvir: 00:00

Carros baixados no Detran

Você sabe o que é um carro baixado? Nada tem a ver com suspensão encurtada para ficar mais baixo? É um automóvel que teve sua circulação vetada pelo Departamento de Trânsito (Detran). Na hora de comprar um usado, fuja deles.

A expressão “veículo baixado” significa que o modelo já sofreu uma séria batida, com danos irreparáveis ao chassi. Com isso, o chassi é baixado no cadastro do Detran, já que apresenta riscos graves de acidentes. Após cair no sistema, esse carro tem vetada sua circulação nas ruas, podendo ser comercializado apenas como sucata ou reposição de algumas peças, pré-determinadas.

O problema é que alguns vendedores de carros picaretas compram esses automóveis, fazem alguns consertos e conseguem maneiras (ilegais) de regularizar sua documentação. Isso se trata de um golpe, o automóvel teve sua circulação proibida justamente porque sua estrutura não oferece mais a segurança necessária. As avarias internas e visuais podem até serem consertadas, mas a estrutura segue comprometida. Trata-se da famosa maquiagem, que engana o consumidor leigo e faz esse negócio ilegal continuar existindo.

Avaliação

Se você vai comprar um carro usado e não tem confiança na loja ou na procedência do veículo, existem empresas que emitem certificados de garantia. Elas investigam todo o carro, desde a documentação até numeração de peças. Com isso, é possível garantir que o carro não é produto desta fraude. Evite comprar carro de desconhecidos para não cair no golpe. Procure lojas ou concessionárias de confiança. Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do valor de tabela do automóvel.

Fonte: Terra

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

1 comentário

  • RAIMUNDO
    06/06/2023 às 19:40

    EU QUERIA SABER SE, UM VEICULO PASSADO POR PROCURAÇÃO PLENOS PODERES, O DONO ORIGINAL, QUE PASSOU ESSA PROCURAÇÃO PODE DAR BAIXA NELE ?. E PARA DAR BAIXA TEM QUE QUITAR DEBITOS?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *