13 de dezembro de 2025

DNIT publica edital de chamamento para composição de JARI em todo o país


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/01/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h15
Ouvir: 00:00

Os chamamentos para participar da JARI são realizados pelo órgão de trânsito responsável, nesse caso o DNIT, e o cidadão pode fazer parte dessa comissão.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na última segunda-feira, 24/01/2022, o Edital de Chamamento Público para composição de Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) em todo o território nacional.

As juntas são órgãos colegiados componentes do Sistema Nacional de Trânsito, responsáveis pelo julgamento dos recursos apresentados pelos cidadãos que discordam das penalidades impostas por descumprimento às leis de trânsito.

Formação da JARI

Junto a cada órgãoórgão ou entidade de trânsito deve funcionar, pelo menos, uma JARI. As Juntas são formadas por, no mínimo, três integrantes: um servidor do órgão ou entidade que impôs a penalidade; um representante com conhecimento na área de trânsito com, no mínimo, nível médio de escolaridade; e um representante de entidade representativa da sociedade ligada à área de trânsito. As decisões são tomadas por maioria de votos entre os seus membros.

Os chamamentos para participar da JARI são realizados pelo órgão de trânsito responsável e o cidadão pode fazer parte dessa comissão. Para ser voluntário é preciso ter, no mínimo, 18 anos, ter conhecimento na área de trânsito e possuir, no mínimo, o nível médio de escolaridade completo.

Tem o perfil e ficou interessado? Leia o Edital de Chamamento para maiores informações e se candidate. As inscrições estarão abertas até o dia 11/02/2022.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *