Laudo digital moderniza exame prático e melhora atendimento ao cidadão
Iniciativa do Detran de Mato Grosso agiliza resultados da prova de direção e eleva padrão de segurança e eficiência no processo de habilitação.

A aplicação da tecnologia no processo de formação de condutores tem avançado em todo o país, e um exemplo de inovação vem do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). O projeto “Laudo Digital de Exames Práticos de Direção” modernizou a emissão dos laudos das provas práticas, substituindo os antigos formulários manuais por um sistema eletrônico mais ágil, seguro e integrado.
A iniciativa foi reconhecida com o 3º lugar na categoria Transformação Digital em um prêmio estadual que valoriza boas práticas no serviço público. O reconhecimento reforça a importância da digitalização como ferramenta para promover eficiência administrativa e melhorar a experiência do cidadão.
Como funciona o laudo digital
Com a nova tecnologia, os resultados do exame prático de direção são lançados diretamente no sistema do Detran assim que o candidato conclui a prova. Isso permite que o processo, antes lento e suscetível a erros de preenchimento manual, tenha conclusão em tempo real.
A mudança trouxe impactos imediatos. Em algumas cidades do interior de Mato Grosso, por exemplo, candidatos reprovados na parte da manhã já conseguem realizar o reteste no mesmo dia, no período da tarde. Além disso, em casos de aprovação, é possível emitir a CNH no mesmo dia — algo antes impensável.
“Com o laudo prático digital, conseguimos acelerar todas as etapas após o exame. O cidadão sente essa melhora no atendimento. O reconhecimento desse avanço é o nosso maior prêmio”, afirmou Alessandro de Andrade, diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT.
Resultados concretos
Desde a implementação, houve a realização de mais de 34 mil exames práticos com a nova tecnologia. Para viabilizar a operação, o Detran adquiriu 200 tablets, distribuídos entre a sede em Cuiabá e as demais unidades no interior do estado. A média diária de exames práticos em Mato Grosso é de aproximadamente 750 testes.
A iniciativa é de servidores do próprio Detran-MT, em parceria com a MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação). Ela demonstra como soluções internas, desenvolvidas com conhecimento técnico local, podem gerar resultados expressivos.
Mais do que inovação: compromisso com o cidadão
Para a atual gestão do Detran-MT, o objetivo é claro: modernizar, simplificar e tornar os serviços cada vez mais acessíveis e eficazes.
“Essa premiação é o reconhecimento de um esforço conjunto para transformar a prestação de serviços da autarquia. É uma confirmação de que estamos no caminho certo ao investir em tecnologia e atendimento de qualidade”, avaliou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.
Além do laudo digital, outros projetos do Detran-MT também foram finalistas em diferentes categorias da premiação. Como, por exemplo, a transferência digital de propriedade de veículos entre pessoas físicas e jurídicas, e ações voltadas à inclusão, como o adesivo ‘Autista a Bordo’ e a emissão online da credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
O projeto “Ser Família CNH Social”, que facilita o acesso gratuito à habilitação para pessoas em situação de vulnerabilidade, também foi destaque na categoria Satisfação do Cidadão.
Avanços que inspiram outros estados
Experiências bem-sucedidas como a do Detran-MT demonstram o potencial da transformação digital na área de trânsito. Com mais agilidade, controle e transparência, o uso da tecnologia na aplicação das provas práticas contribui não apenas para desburocratizar o processo, mas também para elevar a segurança e a confiança nos resultados.
A tendência, agora, é que outros Detrans do país adotem iniciativas semelhantes. Assim, fortalecendo o compromisso com a formação de condutores e com um trânsito mais seguro para todos.
