05 de dezembro de 2025

Senado cria Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito


Por Agência de Notícias Publicado 23/10/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h20
Ouvir: 00:00

A frente parlamentar pela segurança de crianças e adolescentes no trânsito tem entre seus objetivos promover a educação e a conscientização para o trânsito seguro, especialmente em escolas.

O Plenário do Senado aprovou na última quinta-feira (21) o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito (PRS 52/2021). O projeto segue agora para promulgação.

De acordo com o autor da proposta, senador Lasier Martins (Podemos-RS), a frente deverá ser um canal permanente para a promoção e o debate sobre segurança no trânsito. Ele também destacou que esse grupo de parlamentares deve buscar uma maior participação da sociedade civil na construção e na execução de políticas públicas para tentar reduzir o número de mortos em acidentes viários.

O relator da matéria, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), afirmou que a criação da frente merece “todo o nosso apoio pela urgência e pela necessidade da participação dos parlamentares em prol da redução de acidentes que vitimam nossas crianças e adolescentes”.

Segundo Contarato, o Brasil ocupava na última década o 5º lugar em um ranking de mortes por acidentes de trânsitos no mundo, e que cerca de 30% das vítimas no país tinham entre 15 e 29 anos de idade.

Ele disse que os acidentes trazem muitos prejuízos, mas ressaltou que nenhum dinheiro é capaz de pagar a perda das vidas humanas.

“Não podemos nos acostumar com tais números. Reduzir acidentes no trânsito é uma preocupação mundial. A segurança do sistema viário é uma pauta que eu sempre vou defender”, declarou Contarato.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) elogiou a iniciativa. Ele salientou que as estatísticas assustam, mas também lembrou que há histórias e vidas por trás dos números. Viana frisou que a frente será importante para a luta por mais segurança no trânsito. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também elogiou a iniciativa de Lasier Martins e a qualidade do relatório apresentado por Contarato.

Objetivos

A frente parlamentar, que será composto por senadores e deputados federais, tem entre seus objetivos promover a educação e a conscientização para o trânsito seguro, especialmente em escolas. Bem como, deverá acompanhar e fiscalizar programas, ações e políticas públicas governamentais relacionadas ao assunto no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. O projeto ainda estabelece que o grupo poderá levar informações a iniciativas legislativas que tenham impacto sobre a segurança de crianças e adolescentes no trânsito.

Conforme Lasier, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que as lesões no trânsito são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 5 e 29 anos. De acordo com o Datasus, as crianças de 0 a 14 anos têm no trânsito a sua principal causa externa (“não natural”) de morte. Esses dados, ressaltou ele, mostram a importância da criação da frente, “trazendo um olhar mais atento a essa faixa etária tão vulnerável”.

Esforço

Além disso, Lasier Martins destaca a importância de se propor políticas públicas com foco em crianças e adolescentes. Tanto por serem usuários mais vulneráveis como por estarem em uma fase de formação, passíveis, portanto, de se tornarem cidadãos mais conscientes e responsáveis.

O senador lembrou que o Brasil é um dos signatários da Segunda Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU, que tem o objetivo de reduzir, até 2030, em 50% os índices de mortalidade no trânsito. Ele também disse que é necessário um esforço político e técnico para essa redução. “É evidente a necessidade de um mecanismo político coordenado capaz de acompanhar, auxiliar e fiscalizar a sua execução”, acrescentou.

“Este projeto é em favor da civilidade e em favor da solidariedade. Além disso, é um projeto de proteção à vida de nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Inspiração

Lasier destacou ainda o trabalho da ativista Diza Gonzaga, que criou a Fundação Vida Urgente. Essa entidade atua para ampliar a conscientização da segurança no trânsito, combatendo, por exemplo, o ato de dirigir alcoolizado. O senador ressaltou que foi Diga Gonzaga quem inspirou a criação dessa frente parlamentar. Nesse sentido, Lasier lembrou que ela criou a fundação após perder um filho em um acidente de carro em Porto Alegre, em 1995.

As informações são da Agência Senado

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *