Notícias

Educação

Sala de Visitas com Julyver Modesto – Câmaras Temáticas do CONTRAN 

Sala de Visitas com Julyver Modesto – Câmaras Temáticas do CONTRAN

Na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro de 2020, o Diretor do Portal do Trânsito Celso Alves Mariano recebeu no estúdio o especialista Julyver Modesto de Araújo, Major da Reserva da PMSP, Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, autor de 24 livros sobre o tema e Colunista do Portal do Trânsito. Julyver foi recentemente nomeado para compor a Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN.

Neste bate papo Julyver comenta sobre seu ingresso como membro da Câmara Temática, representando a Federação dos Transportadores de Santa Catarina. Ele considera necessário o embate entre o conhecimento da lei e o conhecimento técnico, nos trabalhos das Câmaras Temáticas e faz uma referência elogiosa aos profissionais brasileiros que se dedicam a causa do trânsito, trabalho importantíssimo nem sempre visto ou reconhecido.

O momento atual do trânsito brasileiro

A conversa abordou diversos aspectos do momento atual do trânsito brasileiro, e do papel do DENATRAN, do CONTRAN e do Congresso Nacional. Celso pergunta se estamos, com tantas interferências, cuidando bem do nosso trânsito? Julyver faz uma análise do  momento atual em que vivemos, onde o CONTRAN ainda não está efetivamente formado, e aborda didaticamente a questão estrutural e funcional do Sistema Nacional de Trânsito, comparando o DENATRAN como sendo o prédio de uma escola e o CONTRAN a Associação de pais e mestres desta escola. As Câmaras Temáticas são um suporte para o CONTRAN, que agora estão em funcionamento, depois de um grande intervalo ao longo do ano de 2019.

Ontem e hoje, 12/02/20, acontece efetivamente, a primeira reunião de trabalho das Câmaras Temáticas neste novo governo. A reunião que aconteceu em janeiro, foi basicamente para a posse dos novos componentes das Câmaras.

Finalmente, a conversa foi sobre as frequentes interferências do Judiciário nos assuntos de trânsito, como as regras para cadeirinhas e o uso dos simuladores. Celso pergunta se esta interferência é boa. Julyver avalia que as interferências são normais, na medida em que surjam manifestações contra e a favor a determinada mudança de rumo. Celso pondera que as interferências são bem-vindas, mas torce para que os aspectos técnicos sejam preservados, para que não haja retrocessos.

Julyver diz estar ciente de que pode contribuir com suas habilidades de perceber detalhes nos textos legais, mas que está indo para a Câmara Temática com o espírito de aprendiz, pois considera que irá integrar um grupo de pessoas experientes e competentes na área.

Parceria com a Tecnodata

A última edição do consagrado CTB de Bolso, do Julyver, foi realizada pela Editora Tecnodata Educacional. Ele declara-se muito satisfeito com os resultados desta primeira tiragem. Acompanhe os projetos em conjunto de Julyver Modesto com a Tecnodata Educacional, aqui nas páginas do Portal do Trânsito!

Links úteis:

Julyver no Portal do Trânsito

Site do Julyver

CTB DIgital

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *