18 de dezembro de 2025

4 de 5 jovens mortos em acidentes dirigiam carros antigos nos EUA


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
Ouvir: 00:00

Adolescente no carroAdolescentes que compram seu primeiro carro geralmente optam por um veículo mais antigo que é mais barato. Porém, um novo estudo norte-americano sugere que esses adolescentes estão mais propensos a morrer em um acidente de trânsito.

Pesquisadores do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) avaliaram jovens entre 15 e 17 anos de idade (idade em que é possível dirigir nos EUA). Eles descobriram que 4 de 5 adolescentes mortos em acidentes de trânsito dirigiam carros antigos. Na verdade, cerca de metade desses adolescentes estavam conduzindo veículos com mais de 11 anos de idade.

O problema é que estes veículos antigos não tem sistemas de segurança comuns em carros novos como airbags laterais e controle de estabilidade.

A cada dia que passa as montadoras, nos Estados Unidos, estão mais preocupadas em fornecer sistemas de segurança, mesmo em seus carros mais econômicos. Estas são medidas esperadas para reduzir o número de fatalidades nas estradas. No entanto, carros antigos ainda são muito mais baratos, o que motiva os jovens a adquirirem esses modelos como seus primeiros veículos.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *