Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

A manutenção adequada do ar-condicionado de seu carro é fundamental


Por Agência de Conteúdo Publicado 17/07/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h07
Ouvir: 00:00

Tanto a saúde como o funcionamento do veículo ganham com os cuidados desse equipamento.

A manutenção adequada do ar-condicionado automotivo é essencial tanto para a saúde das pessoas que usam o carro quanto para o bom funcionamento do veículo. É preciso programar uma revisão periódica ou ainda entender os sinais de que algo não vai bem com o ar-condicionado do carro.

O ar-condicionado é uma praticidade que traz bem-estar, principalmente nos dias de calor ou frio excessivo. É possível ajustar a temperatura para aquela que é confortável para quem dirige e os seus passageiros. Trafegar de vidros fechados ainda aumenta a segurança de todos.

No entanto, um ar-condicionado que não funciona bem pode causar danos à saúde. Ao invés de um ar fresco com a temperatura ideal, a pessoa pode acabar respirando fungos e ácaros, além de vírus e bactérias. Isso pode causar infecções e rinites e prejudicar a saúde de quem usa o veículo.

Além da saúde das pessoas, um ar-condicionado que não funciona bem pode aumentar ainda mais o consumo de combustível, já que aumenta o esforço do equipamento. A manutenção também é importante para manter o valor do veículo para a venda, já que a depreciação de veículos é grande e é intensificada sem o cuidado adequado.

É importante ler o manual do veículo para entender quando deve ser feita a manutenção do ar-condicionado.

Caso o carro seja usado em estradas de terra, por exemplo, a frequência da manutenção deve aumentar. Também se deve estar atento aos odores estranhos no interior do veículo, bem como barulhos ao ligar o seu sistema. A dificuldade para chegar à temperatura desejada também é sinal de alerta.

A atenção redobrada ao filtro faz com que o ar-condicionado continue funcionando bem. Ele deve ser limpo, pelo menos, anualmente. Se ficar muito sujo, é preciso que haja a troca. Faz-se necessário verificar o tipo de filtro que o ar-condicionado usa e quando deve ser substituído.

Se não estiver funcionando bem, deve-se verificar se não há entupimento. O compressor deve estar com a lubrificação correta para seu funcionamento para que não haja desgaste e partículas se acumulem em seu interior. A manutenção de seus componentes é fundamental para que não tenha problemas.

Para melhorar o desempenho do ar-condicionado, o ideal é abrir as portas e janelas, caso o veículo tenha ficado sob o sol por muito tempo. Assim, ventila-se o carro antes de ligar o ar-condicionado. Também não se deve ligá-lo com as janelas abertas. Para economizar, o melhor é não colocar em temperaturas muito altas ou baixas, mas o suficiente para que as pessoas se sintam mais confortáveis.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *