Uma campanha promovida pela jornalista Ivy Farias alerta para a falta de acessibilidade nas provas nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). Militante de Direitos Humanos e estudante de libras (língua brasileira de sinais), a profissional de imprensa conseguiu reunir diversos artistas em prol da iniciativa, que denuncia a falta de meios para que pessoas com deficiência auditiva realizem os testes.
Há dois anos, o fotojornalista clica celebridades para o calendário do Instituto Olga Kos, que promove a inclusão de pessoas com síndrome de Down. Scatena convidou Ivy para ajudá-lo na produção deste trabalho e daí surgiu a chance de fotografar para a ação do Detran.
“Como jornalista, não adianta, você não apenas estuda o idioma, mas acaba entrando na causa. O jornalista é curioso. Tive curiosidade sobre tudo que envolvia libras, como a campanha. Foi então que subi no escritório do Gustavo, peguei uma folha sulfite e escrevi para ele fotografar”, diz Ivy.
As sessões de fotos também ficaram marcadas por algumas situações inusitadas. “Pacheco nem pensou duas vezes. Tio Ronnie, como ele se coloca, foi direto. Já a Sabrina achou o papel muito amarrotado e feio e queria fazer um mais bonito”.
A repercussão do trabalho tem sido positiva. “O fotógrafo gentilmente baixou e editou me ouvindo reclamando que as fotos estavam atrasadas”. O perfeccionismo da dupla foi recompensada com a procura para um diálogo do Detran de São Paulo.
A ação não tem um alvo específico. “Não sou contra ninguém, nem contra o Detran. A campanha é contra todos os departamentos estaduais de transito. E o único que se manifestou foi esse. Então, se você parar para pensar: 26 que ficaram quietos!”. “Queremos apenas que o surdo tenha a acessibilidade. E cadê? O único Estado que se comprometeu a dialogar foi São Paulo. E os outros?”.
Ivy Farias ressalta que a meta dos próximos dias é mobilizar o maior número de pessoas, uma vez que ao reunir personalidades a campanha chamou a atenção da sociedade brasileira sobre o caso. “Eu acredito que uma andorinha só não faz verão. Eu acredito que não basta as entidades de surdo pressionarem. Tem que ser toda a sociedade, para que todos se sensibilizem. Queremos que as pessoas reflitam”.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
NOS SIGA!
Nova lei de trânsito: validade de 10 anos da CNH não será automática
Muitos condutores têm dúvidas sobre o novo prazo de renovação da CNH. Por esse motivo, o Portal do Trânsito decidiu esclarecer alguns pontos. Resumo da Notícia A Lei 14071/20 altera…
Como imprimir o CRLV Digital 2020
Está com problemas para imprimir o CRLV Digital 2020? O Portal do Trânsito mostra o passo a passo, tanto pelo CDT como pelo Portal de Serviços do Denatran. O Portal…