Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aplicativo ajuda motorista a “se policiar” no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aplicativo trekkenIntitulado de Trekken, aplicativo é 100% automático, ajuda a diminuir as multas e evitar os acidentes de trânsito

Talita Inaba

Comercializado em duas versões, na versão gratuita, disponível no Google Play e na versão business para o gerenciamento de frotas, o Trekken é uma mistura de rede social com um jogo que dá prêmios para os motoristas que se portam bem no trânsito – de descontos no seguro a promoções em lojas diversas. O aplicativo foi desenvolvido para transformar a experiência em dirigir em um game onde bons motoristas são recompensados.

Trekken analisa e auxilia a reeducação de motoristas buscando orientar para uma condução mais responsável. Com o objetivo de educar, mas sem “impor”, o aplicativo segue o conceito de game sério com a intenção de incentivar, de forma lúdica, o comportamento responsável no trânsito. Assim, ele traça o perfil de condução do motorista em um indicador simples chamado de “nota” que varia entre os valores 0 e 10 para demonstrar se o motorista é agressivo ou responsável, respectivamente.  Esta nota é baseada no perfil de velocidade do motorista e no número de manobras agressivas detectadas (curvas fechadas, retorno, acelerações bruscas e freadas).

Para auxiliar a reeducação do motorista, o aplicativo apresenta a rota percorrida em conjunto às manobras detectadas para que o motorista possa identificar os seus pontos fracos e, com isto, reduzir custos com manutenção e combustível. Além disto, o aplicativo consiste em uma rede social que estimula a competição entre os amigos, basta acessar a agenda do celular e convidar os amigos para instalar o aplicativo.

Os motoristas além de poderem compartilhar sua posição no mapa entre os amigos, participam de uma competição que os classificam em um ranking, incentivando de forma saudável à responsabilidade no trânsito, sendo que, no final, o Trekken acaba sendo um game que pode acabar diminuindo o número de vítimas e de acidentes.

No caso da versão business, o frotista tem acesso ao perfil de condução de todos os seus motoristas para ter maior controle de suas operações e para engajar o bom comportamento dos seus colaboradores. A empresa paga uma pequena taxa mensal para ter acesso aos relatórios gerados pelo sistema. Assim, o frotista tem acesso ao perfil de condução de todos os seus motoristas e ainda um ranking para engajar o bom comportamento entre eles. Seguindo as orientações do Trekken, o cliente pode ter economia com manutenção, combustível e, principalmente, reduzir o risco de acidentes.

O aplicativo foi desenvolvido pela, Otomata uma empresa que desenvolve soluções para melhorar a mobilidade urbana utilizando as tecnologias mobile. O objetivo do aplicativo Trekken é reduzir o número de mortes e as perdas financeiras ocasionadas com o alto número de acidentes de trânsito no mundo. No ano passado, o Trekken ganhou o prêmio infoStart 2014 da editora Abril (revista Info) na categoria 8bits.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *