Aplicativo auxilia na redução do trânsito ao redor da escola
Além de agilizar a saída dos alunos, diminui o tempo de espera dos pais, gerando mais segurança para ambos
Sabe-se que o trânsito nos arredores de escolas na hora da saída é um problema. Pensando nisto, a Intuitive Appz, desenvolvedora brasileira de interações digitais para dispositivos móveis e outras plataformas, criou o aplicativo Filho sem fila, que avisa à portaria, quando os pais estão próximos do colégio.
Desenvolvido nas plataformas Android e iOS, o aplicativo, que precisa ser instalado no celular dos pais, tem por objetivo diminuir o tempo de espera deles, agilizar a saída dos alunos, reduzir a fila de carros e, consequentemente, o trânsito no entorno da escola, usando a tecnologia em favor da instituição e do cliente.
A ferramenta funciona da seguinte maneira: quando chega de carro em um perímetro determinado por cada escola, o pai usa o aplicativo para apertar um botão e informar sobre sua presença para a escola. Nome e foto da criança aparecerá em um iPad na portaria, junto com as fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante. Simultaneamente, o nome e a foto do aluno aparecerão em monitores de TV espalhados pela escola, formando uma fila virtual. Há, ainda, a possibilidade de cada aluno usar uma pulseira que vibra sempre que o pai ou responsável avisa que está próximo à escola. Conforme ele passa pela portaria e deixa o colégio, seu rosto sai da fila.
Além disso, o aplicativo oferece no menu a aba notícias para ampliar a comunicação entre o colégio e os pais e a agenda online para que eles recebam as matérias de estudo e lições de casa dos filhos.
“Hoje em dia o trânsito tem sido um problema constante e, com esse aplicativo podemos, de alguma forma, oferecer uma solução que ajuda a otimizar o tempo dos pais com mais segurança e, ao mesmo tempo, minimizar o congestionamento nos horários da saída dos estudantes”, explica Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz.
O Colégio Arbos, rede com três unidades de ensino (Santo André, São Bernardo e São Caetano), adotará o uso deste aplicativo a partir do segundo semestre deste ano.