Notícias

Notícias

Aplicativo reduz pela metade o trânsito ao redor das escolas 

Aplicativo reduz pela metade o trânsito ao redor das escolas

Aplicativo para diminuir filas no trânsitoA ferramenta, chamada de Filho sem fila, agiliza a retirada dos alunos, diminui o tempo de espera dos pais, além de gerar mais segurança 

O trânsito e a segurança são um problema em muitos estados do Brasil, inclusive ao redor de colégios no período da saída dos estudantes. Para ajudar a solucionar este problema, 17 colégios do estado de São Paulo e um de Brasília adotaram o aplicativo Filho sem fila, desenvolvido pela INTUITIVE APPZ, com o intuito de agilizar o processo de retirada dos alunos com mais segurança e comodidade para os pais, sem prejudicar a rotina do bairro onde estão instalados.

A Escola Internacional, de Alphaville, por exemplo, já concluiu que após a implantação do Filho sem fila, o tempo de espera dos pais caiu pela metade. “Em 2013 a fila chegava até 600 metros, tinha cerca de 150 carros aguardando no horário de pico da saída. Com essa inovação e outras logísticas implementadas a espera caiu pela metade”, diz o gestor da escola, Ricardo Mesquita.

O aplicativo

Criado pela INTUITIVE APPZ, desenvolvedora brasileira de interações digitais para dispositivos móveis, o aplicativo funciona da seguinte maneira: quando chega em um perímetro ao redor da escola, o pai usa o aplicativo para informar que está chegando. Nome e foto da criança aparecerão em um tablet na portaria, junto com as fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante, que pode ficar pronto para a saída, pouco antes de seu pai ou mãe chegar.

Além disso, para os pais, o aplicativo oferece a aba Agenda, na qual eles podem saber sobre lições de casa e estudos; o menu Notícias, com o intuito de ampliar a comunicação entre colégio e pais; a gestão de autorizações, informações institucionais, contatos e históricos de chamadas.

Já no colégio, tem-se acesso a relação de autorizações, com fotos, para facilitar a identificação dos responsáveis. E pode haver TV´s posicionadas no pátio, para mostrar as fotos dos alunos que saberão que seus pais estão por perto.

Já está em desenvolvimento, uma versão para os alunos, que avisará quando os pais estão chegando, além de permitir que verifiquem lições de casa e matérias de estudo, a visualização de notas e do horário das aulas. Outro aperfeiçoamento será a criação de uma pulseira, para os estudantes, que vibrará quando os pais estiverem chegando.

“Hoje em dia o trânsito tem sido um problema constante e, com esse aplicativo podemos oferecer uma solução que ajuda a otimizar o tempo dos pais com mais segurança e, ao mesmo tempo, minimizar o congestionamento nos horários da saída dos estudantes”, explica Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz e idealizador do aplicativo.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *