Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Aplicativos denunciam irregularidades no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h52
Ouvir: 00:00

AplicativosDois aplicativos prometem transformar condutores em olheiros do trânsito

Aumento de veículos nas ruas, problemas de mobilidade, falta de agentes de trânsito e inúmeras irregularidades. Esta é a situação atual do trânsito nas grandes cidades brasileiras.

Pensando nisso, dois aplicativos foram criados para transformar os condutores em “vigias” do comportamento alheio no trânsito.

Um deles é o “Cidadão do Trânsito”, que pode ser baixado tanto no smartphone quanto no tablet.  O programa, que já está em funcionamento, será atualizado por imagens enviadas pelos motoristas das situações ou imprevistos que acontecem no trânsito. Os condutores e pedestres serão os próprios olheiros do trânsito e devem publicar imagens da situação real das vias de tráfego. É simples, basta clicar e enviar a foto. Todas as imagens enviadas serão mantidas em sigilo, para evitar constrangimentos e garantir a segurança da fonte. Apenas os órgãos reguladores do trânsito podem ter acesso ao banco de imagens.

Após a denúncia, a equipe Central de Monitoramento mais próxima do local, posta a imagem no portal e aciona o Órgão de Trânsito, para que envie um agente ao local. O motorista também pode consultar o aplicativo para ficar informado sobre situação do trânsito e os acontecimentos das vias que deseja transitar. “Uma maneira prática de informar o cidadão infrator ao setor de fiscalização do trânsito municipal”, afirma Flávio Souza, um dos idealizadores do projeto.

Os fundadores do programa, Flávio Souza e Luiz Paulo Magalhães, acreditam que através do aplicativo “Cidadão do Trânsito”, milhares de pessoas poderão contribuir para informar as infrações constantes, que tanto incomodam o seu dia-a-dia nas ruas, como também promover a educação no trânsito.

Baixe o “Cidadão do Trânsito”:

Google play

App Store

Aplicativo Ruim de RodaRuim de Roda

O aplicativo Ruim de Roda também tem o mesmo objetivo, denunciar os maus motoristas das cidades. O app foi criado em 24 horas no Hack in Poa, um evento organizado em Porto Alegre/RS. O aplicativo foi destaque entre os organizadores, devido ao seu amplo alcance tecnológico e social.

Para que serve

Com o Ruim de Roda, é possível tirar uma foto da infração que o motorista está cometendo e compartilhar com as outras pessoas que usam o aplicativo. A denúncia é totalmente anônima e nenhum dado de contato é armazenado no banco de dados. O motorista que utiliza o app, por sua vez, será notificado instantaneamente assim que uma denúncia for feita.

A ideia é conscientizar os motoristas de que o trânsito não é feito apenas de veículos e que outras pessoas têm o mesmo direito de transitar pelas ruas da cidade. “Não devemos fazer o certo apenas quando algum fiscal está próximo. Se todos colaborarmos, faremos do trânsito um lugar muito melhor”, explica Henrique Velloso, um dos idealizadores do projeto.

Baixe o “Ruim de Roda”:

App Store 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *