• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Notícias

Aplicativos denunciam irregularidades no trânsito 

Aplicativos denunciam irregularidades no trânsito

AplicativosDois aplicativos prometem transformar condutores em olheiros do trânsito

Aumento de veículos nas ruas, problemas de mobilidade, falta de agentes de trânsito e inúmeras irregularidades. Esta é a situação atual do trânsito nas grandes cidades brasileiras.

Pensando nisso, dois aplicativos foram criados para transformar os condutores em “vigias” do comportamento alheio no trânsito.

Um deles é o “Cidadão do Trânsito”, que pode ser baixado tanto no smartphone quanto no tablet.  O programa, que já está em funcionamento, será atualizado por imagens enviadas pelos motoristas das situações ou imprevistos que acontecem no trânsito. Os condutores e pedestres serão os próprios olheiros do trânsito e devem publicar imagens da situação real das vias de tráfego. É simples, basta clicar e enviar a foto. Todas as imagens enviadas serão mantidas em sigilo, para evitar constrangimentos e garantir a segurança da fonte. Apenas os órgãos reguladores do trânsito podem ter acesso ao banco de imagens.

Após a denúncia, a equipe Central de Monitoramento mais próxima do local, posta a imagem no portal e aciona o Órgão de Trânsito, para que envie um agente ao local. O motorista também pode consultar o aplicativo para ficar informado sobre situação do trânsito e os acontecimentos das vias que deseja transitar. “Uma maneira prática de informar o cidadão infrator ao setor de fiscalização do trânsito municipal”, afirma Flávio Souza, um dos idealizadores do projeto.

Os fundadores do programa, Flávio Souza e Luiz Paulo Magalhães, acreditam que através do aplicativo “Cidadão do Trânsito”, milhares de pessoas poderão contribuir para informar as infrações constantes, que tanto incomodam o seu dia-a-dia nas ruas, como também promover a educação no trânsito.

Baixe o “Cidadão do Trânsito”:

Google play

App Store

Aplicativo Ruim de RodaRuim de Roda

O aplicativo Ruim de Roda também tem o mesmo objetivo, denunciar os maus motoristas das cidades. O app foi criado em 24 horas no Hack in Poa, um evento organizado em Porto Alegre/RS. O aplicativo foi destaque entre os organizadores, devido ao seu amplo alcance tecnológico e social.

Para que serve

Com o Ruim de Roda, é possível tirar uma foto da infração que o motorista está cometendo e compartilhar com as outras pessoas que usam o aplicativo. A denúncia é totalmente anônima e nenhum dado de contato é armazenado no banco de dados. O motorista que utiliza o app, por sua vez, será notificado instantaneamente assim que uma denúncia for feita.

A ideia é conscientizar os motoristas de que o trânsito não é feito apenas de veículos e que outras pessoas têm o mesmo direito de transitar pelas ruas da cidade. “Não devemos fazer o certo apenas quando algum fiscal está próximo. Se todos colaborarmos, faremos do trânsito um lugar muito melhor”, explica Henrique Velloso, um dos idealizadores do projeto.

Baixe o “Ruim de Roda”:

App Store 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *