Notícias

Notícias

App lança desafio entre usuários que estimula a direção defensiva 

App lança desafio entre usuários que estimula a direção defensiva
trekken_app
Muitas pessoas ainda acham que o problema está naqueles que dirigem “devagar” e não sabem “pilotar” o carro nas ruas brasileiras.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o aplicativo Trekken, game que avalia como motoristas dirigem, lançou um desafio entre seus usuários para recompensar os bons condutores com descontos nos cupons oferecidos no Clube de Pontos Trekken.

A violência no trânsito no Brasil está atingindo índices cada vez maiores apesar dos esforços empregados pelo governo com campanhas de conscientização e aumento nas multas e punições. Muitas pessoas ainda acham que este assunto não é um problema, e o problema na verdade são os outros, aqueles que dirigem “devagar” e não sabem “pilotar” o carro nas ruas brasileiras.

De acordo com a ONSV, 44 mil pessoas morreram no Brasil no ano passado. A violência no trânsito não é apenas um problema, já é considerada uma epidemia, atualmente mata mais que câncer no Brasil. Entender porque os motoristas se expõem ao risco dirigindo de forma agressiva é complexo e geralmente acidentes são resultado de mais de uma causa. Entretanto, estudos da ONSV apontam que 90% dos acidentes são influenciados por falha humanas (ex: velocidade acima do permitido, manobras agressivas, usar o telefone dirigindo, etc). Neste contexto, o Trekken foi desenvolvido para preencher esta lacuna de conscientização, incentivando o motorista a dirigir de forma responsável, e não “pilotar”, em troca de benefícios (http://descontos.trekken.com.br).

O funcionamento e uso do Trekken é simples, o aplicativo analisa e auxilia na reeducação do motorista buscando orientar para uma condução mais responsável. Com o objetivo de educar, mas sem “impor”, o Trekken segue o conceito de game sério com a intenção de incentivar, de forma lúdica, o comportamento responsável no trânsito. De forma automática e sem necessidade de equipamento instalado no veículo, o Trekken utiliza os sensores existentes nos smartphones para traçar o perfil de condução em um indicador simples chamado de “nota”, que varia entre os valores 0 e 10 para demonstrar se o motorista é agressivo ou responsável, respectivamente. Esta nota é baseada no perfil de velocidade do e no número de manobras agressivas detectadas (curvas fechadas, “arrancadas”, freadas bruscas e o uso do smartphone dirigindo). Para auxiliar na reeducação, o aplicativo armazena a rota percorrida, em conjunto com as manobras detectadas, para ajudar o motorista a identificar os seus pontos fracos e, com isto, reduzir custos com manutenção e combustível.

Para aumentar o engajamento dos usuários com o aplicativo e a responsabilidade no trânsito, o Trekken está lançando um Desafio Entre Amigos Trekken (www.trekken.com.br/desafio),  uma competição saudável em que os usuários podem desafiar os seus amigos, compartilhar o resultado nas redes sociais e, além disso, os bons motoristas podem trocar o seu bom desempenho por descontos no Clube de Pontos Trekken. A regra para participar é simples, o usuário deve baixar o Trekken no Google Play, fazer seu cadastro e convidar seus amigos para participarem, quem aceitar o desafio deve conduzir seu veículo por pelo menos 10km com uma nota 9,0 no aplicativo. Esta gameficação permite ao Trekken obter o seu melhor resultado, em uma pesquisa recente, grande parte dos usuários relataram que a “competição” saudável promovida pelo app ajudou a diminuir o stress no trânsito. O fato de estar competindo com os amigos auxilia na diminuição da ansiedade e incentiva a dirigir de forma consciente para ficar bem colocado no ranking.

Quer participar? O Trekken App é gratuito e está disponível para download no Google Play. O aplicativo já ultrapassou a marca dos 5.500 downloads com uma média excelente de avaliação dos usuários (4,6) e acumula prêmios e participações nos melhores eventos especializados em inovação no Brasil: InfoStart 2014 (Ed. Abril, Revista InfoExame), Inovativa Brasil, Campus Party, Starse Demo Day (Info Money), Encontre um Anjo (Pequenas Empresas & Grandes Negócios), etc.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']