Aprenda a ler o pneu do seu veículo
Talvez você nunca tenha percebido esse conjunto de letras e números que vêm inscritos nas laterais dos borrachudos. Apesar de pouco notados, esses caracteres são códigos que podem transmitir informações técnicas sobre o pneu, como: data de fabricação, dimensões, material utilizado na fabricação, capacidade de carga e velocidade suportada. Veja como decifrar esses códigos do pneu.
Vamos tomar os caracteres 175/70 R13 DOT 3211 84T, de um item imaginário, como exemplo. De acordo com o diretor da loja especializada em pneus Automax, Clemente Neres, os primeiros três algarismos da sequência (175) indicam a largura do pneu em milímetros. “O número 70 indica quantos por cento da largura correspondem à altura em milímetros do pneu. Nesse carro, a sua altura corresponde a 70% dos 175 milímetros de largura”, explica.
O diretor também fala que o R seguinte indica que o pneu tem uma construção radial, ou seja, ele possui uma cintura de aço colocada ao lado da linha central da banda de rodagem. O 13 significa o diâmetro do aro, em polegadas. “Já a inscrição DOT 3211 significa a data de fabricação. Os dois primeiros números indicam a semana do ano em que foi fabricado e os dois últimos números mostram o ano. No caso, o pneu citado foi fabricado na 32ª semana do ano de 2011 e, como a maioria dos itens de borracha, deve ter validade de cinco anos”.
Os dois últimos números são referentes à capacidade de carga. Quem dá a dica é o gerente geral da loja Auto Pneus, Joca Falcão. “Mas não significa que ele só suporte 84 quilos. Para saber qual peso pode ser levado, é preciso consultar uma tabela universal que pode ser encontrada na internet e, assim, saber quantos quilos correspondem ao número 84. Nesse caso, cerca de 500kg por pneu ”, aponta Joca. “A última letra diz respeito à velocidade máxima que a borracha aguenta. Também é preciso consultar uma tabela. O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”.
Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas. “Na hora de trocar o pneu, o novo item deve suportar a carga e a velocidade máxima indicadas pelo fabricante. Se a oficina não colocar o pneu certo, ele pode não aguentar quando for muito exigido. O condutor ligado, não deixará isso acontecer”, destaca.
Saiba mais
Decifrando o pneu
175/70 R13 DOT 3211 84T (caracteres de um pneu imaginário)
175 – largura em milímetros.
70 – porcentagem da largura do pneu que corresponde ao valor em milímetros da altura do item.
R – construção radial. Uma cintura de aço foi colocada ao lado da linha central da banda de rodagem.
13 – Diâmetro do aro do pneu em polegadas.
DOT 3211 – data de fabricação. Dois primeiros números são a semana. Os dois último, o ano. Nesse caso, 32ª semana de 2011.
84 – capacidade de carga. Consulta em tabela universal é necessária. Nesse caso, cerca de 500kg por pneu. Duas toneladas ao total.
T – velocidade máxima suportada. Consulta em tabela universal é necessária. Nesse caso, cerca de 190 km/h.
FONTE: Vrum
olhaaa, adorei. Era leiga neste assunto. Agora vou trocar os pneus e comprar e exigir o certo.