Notícias

Notícias

Aproveite o feriado e dirija com segurança 

Aproveite o feriado e dirija com segurança

Cuidados no feriadoPortal lista cuidados que os motoristas devem ter nas estradas durante o feriado

Pegar a estrada sempre requer cuidados. Em feriados, quando o fluxo de veículos é maior, os riscos também costumam aumentar. Medidas simples de segurança podem evitar pequenos aborrecimentos e até grandes tragédias. Por esse motivo o Portal do Trânsito orienta o condutor a seguir algumas dicas ao se preparar para viajar como manutenção preventiva do veículo, verificação de itens de segurança e atenção ao comportamento. Veja as dicas.

Manutenção Preventiva

Deixar para depois a manutenção do veículo pode acabar não sendo uma boa ideia. Acidentes, peças com defeitos e infrações de trânsito são algumas das consequências que podem vir a ocorrer com quem coloca a segurança veicular em segundo plano.

Por isso, o motorista deve ter cuidados básicos com o veículo para garantir o seu bom funcionamento. Antes de sair para viajar, é importante fazer a revisão em itens de segurança do veículo que contribuem para prevenção de acidentes. É preciso checar o sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros.

Levando o veículo em uma oficina de confiança para checar os itens citados acima, o motorista previne quebras inesperadas, garante a segurança no trânsito, melhora o desempenho e diminui o excesso de consumo de combustível provocado por motor desregulado e a falta de manutenção adequada.

Equipamentos obrigatórios

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) um item básico, mas muito importante, é o cinto de segurança, que deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo. As crianças devem usar o sistema de retenção de acordo com sua idade, peso e altura. De acordo com a legislação brasileira, menores de 10 anos devem ir no banco de trás com dispositivo de retenção.

O estepe e os pneus devem estar em boas condições de uso (nem lisos ou “carecas”) e com a calibragem adequada de acordo com as especificações do fabricante. Atenção também ao pneu de reserva, que deve ser calibrado pelo menos a cada 30 dias, quando não utilizado.

O veículo também deve dispor de triângulo de sinalização, chave de roda e macaco compatível com o peso e a carga do veículo. Em casos de pneu furado, a distância mínima para sinalizar a via com o triângulo é de 30 metros a partir do veículo (de acordo com a Resolução 36/98 do Contran).

Outros equipamentos obrigatórios que devem estar em bom estado de funcionamento são os espelhos retrovisores, encosto de cabeça, lavador e limpador de para-brisa, pala interna (mais conhecida como quebra-sol), entre outros.

Documentos de porte obrigatório

Antes de viajar, o condutor deve conferir se está com todos os documentos obrigatórios. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório portar a Permissão Para Dirigir (1ª Habilitação) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original, dentro do prazo de validade.

Além disso, o condutor deve portar o original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Melhor horário para pegar a estrada

O ideal é obter o máximo de informações sobre o trajeto a ser realizado e os horários com menos congestionamento. Se possível, deve-se evitar viagens no período noturno.

O mais importante: prudência

A maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização, as leis de trânsito, os limites de velocidade da via e mantenha distância segura em relação ao veículo da frente.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *