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21 de fevereiro de 2024

Ar condicionado nos veículos: como utilizar?


Por Talita Inaba Publicado 31/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os dias quentes de final de ano estão chegando. Veja como usar corretamente o ar condicionado do seu carro e garantir maior eficiência do sistema.

O ar condicionado é acionado com o motor do veículo ligado, que faz com que o compressor comece a se movimentar e o gás passe pelo circuito, resfriando o ar. Os sistemas atuais utilizam o gás R-134 A que não agride a camada de ozônio – diferente dos antigos sistemas que utilizavam Freon R-12 à base de CFC (clorofluorcarbono). Em alguns casos, como em vazamentos e baixa eficiência do ar condicionado, é necessário realizar a substituição/recarga do gás em estabelecimentos especializados.

Para uma boa manutenção, recomenda-se ligar o sistema do ar condicionado pelo menos uma vez a cada 15 dias para circulação do gás, além de realizar a troca do filtro anti-pólen a cada 10 mil km e limpeza dos dutos, evitando a proliferação de bactérias e obstrução da passagem do ar.

Quando um veículo fica muito tempo exposto ao sol ou a altas temperaturas, é recomendável que se abra as janelas para que a massa de ar quente que ficou “aprisionada” dentro do carro saia, fazendo com que o ar resfrie com maior rapidez. Após abertura das janelas e “troca” do ar, recomenda-se fechar os vidros por completo e evitar sua abertura, garantindo que o ar já resfriado permaneça dentro do veículo.

Além do botão de acionamento do sistema e regulagem de velocidade, há também um seletor para captação do ar externo ou reaproveitamento do ar interno. Quando o ar interno do veículo estiver muito quente, a melhor opção é a captação de ar externo. Quando o ar externo estiver muito quente, recomenda-se utilizar a circulação do ar interno – tomando o cuidado para que essa opção não seja utilizada por muito tempo devido a não renovação do ar interno do veículo.

Já a temperatura, pode ser ajustada pelos seletores de cor (azul = mais frio e vermelho = mais quente) ou seletores digitais.

Fonte: Cesvi Brasil

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