Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Associação Nacional dos Detrans (AND) tem nova diretoria


Por Pauline Machado Publicado 11/03/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O diretor presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani Neto, é o novo presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Diretoria ANDFoto: Divulgação AND.

Com 100% dos votos a Associação Nacional dos Detrans – AND elegeu nesta quarta-feira, 10, a sua nova diretoria, que ficará à frente da entidade até 2023.

Dando prosseguimento à gestão de Larissa Abdalla Britto, que presidiu a AND nos últimos dois anos, está o diretor presidente do Detran de São Paulo, Ernesto Mascellani Neto, e seu vice, o atual presidente do Detran do Amazonas, Rodrigo de Sá. A eleição foi decidida com chapa única.

Propostas

Entre as propostas apresentadas pela chapa no período da candidatura, a defesa por uma maior participação dos Detrans nos debates técnicos junto ao Contran, Denatran e Congresso Nacional é a de maior destaque. O assento nas câmaras temáticas e interlocução constante com o Denatran para alinhamento de decisões de interesse nacional também faz parte das propostas de Britto e Neto.

De acordo com o atual presidente da AND, tratar de políticas públicas de trânsito exige um posicionamento assertivo da parte do gestor. E isso vai muito além de questões setoriais.

“É o que pretendemos fazer à frente da Associação Nacional dos Detrans. Os associados da AND, como autoridades no assunto e gestores de autarquias que estão na ponta do atendimento ao cidadão, precisam ser ouvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para formulação realista de normas que regulamentam o segmento”, considera Mascellani Neto.

Seu vice, Rodrigo Sá, ressalta que a AND deve contribuir diariamente para formação de políticas públicas importantes e que avancem no sentido que o cidadão precise. “Esse papel é de cada Detran. Assim construiremos uma AND mais forte. E que tenha interlocução constante com todas as entidades que pertencem ao sistema nacional de trânsito, especialmente Contran e Denatran”, acrescenta.

Outros cargos como o conselho fiscal e os representantes de cada região, ainda serão definidos em outro momento a confirmar data.

A chapa vencedora dirige a Associação Nacional pelo período de dois anos. “Não importa o tamanho do estado ou o porte da frota de veículos. Os problemas são os mesmos e devem ser tratados de forma coesa para alcance de resultados rápidos. Nossa posição é defender o interesse de todos os Detrans – do maior para o menor, sem distinções e/ou preferências”, evidencia o atual presidente da AND.

Sobre o atual presidente

Ernesto Mascellani Neto atuou como diretor na Companhia de Desenvolvimento e Habitacional Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo e Superintendente de Projetos Especiais na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Em sua gestão, o Detran/SP além de triplicar o número de interações digitais, passando de 47 milhões em 2019 para 125 milhões em 2020, o equivalente a uma alta de 166%, ampliou, também, os serviços digitais, em 67%. O equivalente ao aumento de 43 para 72 serviços.

Dos 10 principais serviços do Detran paulista, 94% são digitais, sendo 83% do atendimento digital e apenas 17% presencial. De acordo com Neto, a meta é expandir a integração do Detran/Poupatempo de 82 para 340 unidades, até 2022.

“Aprendi muito também no Poupatempo, onde pude contribuir para manter o órgão nos últimos seis anos como melhor serviço público do Estado. Por conta dessa trajetória, me sinto preparado para contribuir para o fortalecimento da AND e conferir maior protagonismo aos Detrans. Sempre, como não canso de repetir, com foco no cidadão e na experiência do usuário”, afirma.

Sobre o vice-presidente

Rodrigo de Sá tem vasta experiência como delegado titular e ocupou cargos estratégicos ao longo de 17 anos de atividade na administração pública.

À frente do Detran/AM, iniciou o processo de estruturação tecnológica para modernização do atendimento e da prestação de serviços do Detran amazonense. Tais como: Detran Digital, monitoramento de exames práticos de direção veicular – telemetria, implementação do reconhecimento facial para emissão de CNH e realização de prova online em postos do interior do estado. Também lançou e implementou o CRLV Digital gratuito e implementou a placa padrão Mercosul no estado.

Sobre a AND

A Associação Nacional dos Detrans é uma entidade civil constituída pelos presidentes em exercício dos Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal. Com autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, e, ainda, sem fins lucrativos de âmbito nacional.

Suas atividades visam congregar os Detrans para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o trânsito e sua legislação. Bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E, também, entre órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *