Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Aulas com simulador são incluídas no curso de formação de condutores


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A carga horária teórica obrigatória do curso de formação de condutores (categoria B) aumentará para 50 horas aula, com a publicação, nesta quarta-feira, de uma resolução do Contran no Diário Oficial da União.

Para a primeira habilitação, foram incluídas cinco horas aula no simulador de direção. As autoescolas têm até 30 de junho de 2013 para se adequarem à nova grade. Os equipamentos usados como simuladores precisam ser homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Deverão ajudar os motoristas na troca de marchas, ignição e a circulação em meio ao tráfego, inclusive em situações de risco, como chuva e neblina. As aulas no simulador deverão ser realizadas logo após as aulas teóricas e antes do exame teórico. A nova estrutura curricular só começará a ser exigida das autoescolas e motoristas a partir de 1º de julho de 2013.

Até lá, quem concluir o curso teórico não precisará passar pelo simulador, embora as autoescolas tenham a opção de antecipar a inclusão do equipamento. A carga horária para obter habilitação categoria B era de 45 horas de aulas teóricas e de 20 de aulas práticas.

Com informações da Agência Brasil

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *