Notícias

Notícias

Aumentam acidentes envolvendo crianças em todo país 

Aumentam acidentes envolvendo crianças em todo país

Acidentes com crianças no trânsitoEstudo do DPVAT revela ainda que 56% dos seguros pagos são por causa de atropelamentos

Segundo dados apurados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, houve um aumento no número de ocorrências de trânsito registradas envolvendo crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2013, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Na faixa de 0 a 7 anos, o aumento foi de 24%, passando de 2.560 para 3.178. Já na faixa etária de 8 a 17 anos, o aumento foi ainda maior: passou de 8.839 para 11.461, um crescimento de 30%.

Para José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório, os números mostram a necessidade urgente da disseminação da cultura da segurança viária de norte a sul do país. “Quando se trata de proteger as nossas crianças todos mudam. Porém, a falta de informação da maioria faz com que elas sejam colocadas em risco a toda hora na motocicleta, no carro, na bicicleta ou mesmo, a pé. A massificação da informação trará, ao longo dos anos, a mudança de comportamento. Para isso, o Observatório trabalha para informar a todos, atuando de forma sistêmica e integrada junto a sociedade civil organizada, poder público e iniciativa privada”.

Fim de Semana

De acordo com um estudo da Seguradora Líder DPVAT com base nas solicitações de indenizações por acidentes de trânsito, os sábados e os domingos concentram a maior parte dos casos de atropelamentos contra crianças de 0 aos 10 anos.

Apenas em 2012, foram mais de 5 mil indenizações por acidentes com crianças, destes casos, 56% dos benefícios foram pagos para casos de atropelamento. O Sul do País representa um quinto de todos os pagamentos de indenização envolvendo crianças.

Em 2012, os dias do fim de semana representaram 39% das ocorrências. Em relação ao horário, o período com maior incidência de acidentes indenizados em 2012 por morte e invalidez para crianças foi o anoitecer, com 26% dos casos, seguido da tarde com 25%.

De 2008 a 2012 houve um crescimento de 72% na solicitação de indenizações por acidente de trânsito envolvendo crianças de 0 a 10 anos. Quando são analisadas apenas as indenizações por invalidez permanente, o aumento, nos últimos cinco anos, é de 118%. Os números do Seguro DPVAT ainda podem aumentar, pois as vítimas têm um prazo de três anos para solicitar o benefício.

Motos

Esta tendência muda quando verificada a motocicleta isoladamente. Entre as transportadas pelas motocicletas, as principais vítimas têm entre 0 a 7 anos, representando 63% das ocorrências de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no ano passado. Esse dado é ainda mais grave se considerarmos que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como infração gravíssima: “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”.

Fonte: Monatran

 


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']