• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Instrutor e CFC

Avaliação psicológica poderá ser obrigatória em todas as renovações de CNH 

Avaliação psicológica poderá ser obrigatória em todas as renovações de CNH
Foto: Depositphotos

Atualmente o exame é exigido apenas na primeira habilitação e na renovação da CNH de motoristas que exercem atividade remunerada.

Avaliação psicológica
Foto: Depositphotos

Tornar a avaliação psicológica obrigatória no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse é o tema do PL 6096/16 que tramita na Câmara dos Deputados.

De autoria da deputada Christiane de Souza Yared (PR/PR), o PL altera Código de Transito Brasileiro (CTB), que atualmente prevê a avaliação psicológica apenas para os condutores que estão tirando a primeira habilitação e na renovação da CNH dos motoristas que exercem atividade remunerada.

Para Yared, com a avaliação psicológica na renovação da CNH, o psicólogo especialista em trânsito poderia identificar comportamentos que coloquem em risco a segurança no trânsito, devendo-se à influência dos fatores humanos.

“Imagina alguém com 10, 20, 30 anos de CNH, será que essa pessoa não passou por algum trauma durante esse período? Ela segue, mesmo após tanto tempo, em plena capacidade de dirigir um veículo? Quando falamos de trânsito falamos de vidas e qualquer prevenção é bem vinda nesses casos”, argumenta.

Ainda conforme a deputada se a avaliação psicológica importa no processo de aquisição da CNH, também se faz importante durante o processo de manutenção de sua licença para dirigir um veículo automotor. “Sendo aprovado este projeto de lei, o país estará fazendo a sua parte para minimizar o elevado número de mortes nas vias brasileiras”, conclui.

Tramitação

O projeto tramita apensado ao PL 149/1999 e está pronto para à apreciação do Plenário.

Artigos Recomendados Para Você

16 Comentários

  1. Carlos alberto Martins

    preciso renovar a CNH é minha necessidade no
    trabalho.

  2. expedito B couto

    eu acho desnecessario uma situação como essa,ja acham pouco o que pagamos pq gratis ñ será mesmo

  3. expedito B couto

    o meio mas letal no transito e bebida alcoolica, veiculos de alta potencia, se diminuisse a potencia dos veiculos poderia ajudar na naioria das mortes de transito issi ninguem quer tramitar

  4. Arnaldo ferreira

    Porque colocar exames na renovação e o motorista ter que desembolsar mais então faz uma lei para punir com mais rigor aqueles que se embriagam e cometem crimes no trânsito.

  5. Moisés Paulino dos Santos

    Aproveita para incluir o exame toxicológico também, tem muitos condutores de veículos menores fazendo o uso de drogas, não só caminhoneiros!

  6. Geraldo

    Sem fundamento científico! Isso e uma vergonha. Mais uma invenção política maliciosa para tirar dinheiro do povo.

  7. José Marcelo Alves De Oliveira

    Deveriam modificar o código penal brasileiro esse sim merece aliterações

  8. José Marcelo Alves De Oliveira

    *Alterações*

  9. Claudio

    Tomara q não passe! mais uma medida pra tirar dinheiro de trabalhador. Medida essa sem noção!!

  10. LAURECI BERNARDO

    Dirijo a 40 anos, já tive uns 12 carros de marcas e modelos diferentes e 5 motos, fasso entre 1.500 a 2.000ks por mês ,,, nunca cometi nem sofri acidentes com danos graves. … Pra que mudar ? É só cuidar

  11. Antonio

    Infelizmente no brasil quem manda é o dinheiro. As leis existem não pra acabar com crimes, mas pra cada vez diminuir. Em prática isso não acontece. Muitos motoristas abusam da sorte . E um exame desses não resolve o problema enquanto haver corrupção.

  12. Jorge Barreto

    Uma pessoa com mais de 80 anos … Não passará neste exame… E a mesma pessoa tem CNH. Há mais de 30 anos sem nenhum acidente.
    É mais uma maneira de ENGORDAR a salolinha do governo … Só isso.

  13. Artigo: Estatísticas - Portal do Trânsito

    […] afirmamos que um dos maiores problemas do trânsito brasileiro está na ausência de uma boa gestão, este pouco uso das estatísticas mostra, apenas, […]

  14. Miguel Jorge vento

    Uma vergonha tanto projetos bons para ser aprovado os marajás das mordomias só pensa em ferra o pobre trabalhador,se fosse feito teste de paciência seria bem melhor que essa besteira que ela quer aprovar

  15. Despachante Novo Mundo » CNH vencida em 2021: prazos para renovação foram prorrogados? Veja a resposta!

    […] disso, o Detran/SP esclarece que para realizar a renovação da CNH vencida ou a vencer em 30 dias, o condutor precisa estar em situação regular e não ter […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *