Notícias

Notícias

Bicicletas: frota nacional tem cerca de 70 milhões 

Produção de Manaus cresceu 17% até agosto

O Brasil tem uma frota estimada de 70 milhões de bicicletas. O dado é da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e foi divulgada pela Abraciclo, associação que reúne fabricantes do setor de duas rodas. “São bicicletas em uso, ativas”, diz José Eduardo Gonçalves, diretor da Abraciclo. A estimativa foi feita a partir de empresas que produzem quadros de bicicletas.

Gonçalves reforça tratar-se de estimativa, uma vez que esses veículos não são registrados nos órgãos de trânsito. De janeiro até agosto foram montadas em Manaus 601.014 bicicletas, alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Caloi, Ox e Prince são as fábricas atuantes em Manaus.

As vendas no atacado somaram 561.264 nestes oito meses, com crescimento mais discreto de 3%. Ainda no período de janeiro a agosto, as importações de bicicletas totalizaram 203.322 unidades, alta de apenas 0,2% no confronto com igual período de 2011. Aparentemente, surtiu efeito a alta de 20% para 35% da alíquota do imposto de importação de bicicletas, ocorrida em setembro do ano passado. A entrada de produtos do exterior preocupava a Abraciclo. O volume de importadas havia saltado de 49 mil unidades em 2006 para 255 mil em 2010 (420% a mais).

Fonte:Automotive Business


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *