17 de março de 2025

17 de março de 2025

Brasil reforça compromisso com a segurança no trânsito em conferência global no Marrocos

Evento reúne líderes de diversos países para impulsionar ações que reduzam mortes no trânsito pela metade até 2030


Por Assessoria de Imprensa Publicado 20/02/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00
Saúde conferência trânsito
O evento, organizado pelo país africano com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), quer acelerar as ações para reduzir à metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030. Foto: Divulgação MS

Representantes do Ministério da Saúde estão no Marrocos para participar da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, que começou dia 18 e vai até hoje, 20 de fevereiro, em Marrakesh. O encontro, organizado pelo governo marroquino com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem um objetivo claro: acelerar iniciativas para reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030, alinhando-se à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento reúne cerca de 1,5 mil participantes, incluindo ministros, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), membros da sociedade civil, acadêmicos e profissionais do setor privado. Juntos, eles compartilham estratégias e fortalecem o Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030.

Brasil em destaque na Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito

Durante a conferência, Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent), representou o Ministério da Saúde. Ela reforçou a importância da troca de experiências entre os países para avançar na segurança viária.

“A segurança no trânsito é uma questão de saúde pública urgente e prevenível. Nosso compromisso é fortalecer as políticas de prevenção e atendimento às vítimas, garantindo que menos vidas sejam perdidas nas ruas e estradas”, destacou Cardoso.

Além disso, a diretora participou de debates sobre o fortalecimento do atendimento a vítimas de acidentes. Dessa forma, apresentando as ações do Brasil na expansão dos serviços de urgência e emergência. Ela também ressaltou a necessidade de integração entre diferentes setores, como saúde, educação e transporte, para garantir um trânsito mais seguro e sustentável.

Tecnologia e inovação para um trânsito mais seguro

A conferência também abre espaço para discutir inovações tecnológicas e novas abordagens que podem transformar a segurança viária. O uso de dados inteligentes, inteligência artificial e novas regulamentações são alguns dos temas em destaque.

O Brasil segue empenhado em reduzir os impactos dos acidentes de trânsito, fortalecendo políticas públicas e ampliando sua participação no debate global sobre mobilidade segura.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *