Notícias

Notícias

Carnaval 2013 terá fiscalização rígida para cumprimento de Lei Seca 

Carnaval 2013 terá fiscalização rígida para cumprimento de Lei Seca
Foto: Freeimages.com

Com o intuito de prevenir acidentes e garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval 2013 -Todos os ritmos um só alegria, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, realizará blitzs educativas e punitivas durante as festas carnavalescas, para cumprir com efetividade as novas regras da Lei Seca. Se o etilômetro marcar entre 0,05 e 0,33 milímetros de álcool por litro de ar, a infração é considerada gravíssima, com multa de quase R$ 2 mil e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por um ano. A partir de 0,34 milímetros, é considerado crime de trânsito e o motorista pode ser preso em flagrante. Já com o exame de sangue, ele pode ser punido por qualquer quantidade de álcool.

Para cada ponto, onde acontecerá a festa, haverá blitzs educativas na entrada e punitivas na saída. Em Taquaruçu, onde deverá ter uma maior concentração de foliões, o efetivo será de 35 policiais militares e 25 agentes de trânsito, sendo que estes utilizarão quatro viaturas e três bafômetros. Ainda em Taquaruçu, haverá controle e orientação de trânsito, além de orientação para estacionamento. Já em Taquari, o efetivo contará com 25 policiais militares, em duas viaturas. E, na Praia das Arnos, a segurança terá 30 policiais militares, blitz no ponto de chegada e duas viaturas.

Ações preventivas

Nos três primeiros dias de Carnaval (08, 09 e 10), a partir das 17 horas, haverá blitz educativas próximo a entrada do Portal de Taquaruçu, onde cerca de 20 agentes de Trânsito ficarão responsáveis pelo controle do tráfego. Nas ações educativas estarão presentes cerca de 20 servidores da Secretaria e voluntários do Projeto Vida no Trânsito, que distribuirão folders com informações sobre os riscos da direção sob o efeito da alcoolemia. Os atores que interpretam os personagens “cocada e batatinha frita”, estarão promovendo intervenção no trânsito de forma lúdica, no sentindo de orientar condutores a não dirigir após ingerir bebida alcoólica. Ao falar sobre a festa de Momo, durante o lançamento do Carnaval 2013, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, enfatizou sobre a “tolerância zero” para quem bebe e dirige. “A idéia do Carnaval é que as pessoas possam se divertir com alegria e seguras de que nada acontecerá”. Segundo o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Coronel Ribamar de Amorim Pereira, a abordagem visa levar ao palmense a informação necessária para que ele aproveite a festa com segurança. “As pessoas podem se divertir, mas, não podem ingerir álcool e dirigir. Nosso objetivo é que as pessoas brinquem, mas que possam voltar à vida normal sem acidentes e perdas de vidas”, disse. Colaboram nas ações, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Policia Militar.

Fonte: O Girassol

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *