Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de outubro de 2024

Carro quebrado na estrada: saiba o que fazer quando o imprevisto acontecer


Por Agência de Conteúdo Publicado 21/04/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h11
Ouvir: 00:00

Algumas dicas vão te ajudar, caso o veículo apresente defeito durante a viagem.

Viajar de carro é um dos melhores programas em família desde sempre. Observar a mudança de paisagens, cantarolar músicas animadas e comer petiscos locais é uma delícia, um momento de conexão e afeto que fica registrado na memória por toda a vida. Com o recente ajuste no valor das passagens aéreas, a opção de viajar de carro é o plano principal de muita gente que deseja desopilar um pouco e curtir uns dias sem dor de cabeça.

 Além do preço da gasolina, o que tira a paz de quem viaja de carro? Se você pensou no carro quebrar na estrada, acertou em cheio. Daí a importância de fazer uma revisão no veículo na véspera de qualquer viagem, por mais curta que ela seja. Mas imprevistos acontecem, e é preciso manter a calma, acima de qualquer coisa. Separamos três dicas que vão te dar mais segurança, caso você tenha o carro quebrado na estrada.

Sinalização

Logo que o carro quebrar, é preciso ligar o pisca-alerta, para que as pessoas saibam que existe uma obstrução na via. Em seguida, é importante retirá-lo do caminho e colocar o triângulo alguns metros atrás do carro, na pista, para sinalizar que o veículo está quebrado. Se possível, coloque uns galhos de árvore mais afastados do triângulo, para dar tempo do motorista que vem pela estrada reduzir a velocidade e desviar.

O carro precisa ser removido da estrada – caso contrário, pode representar uma infração de trânsito.

Peça ajuda

Se o seu celular tiver sinal naquele trecho da estrada, ligue para o socorro e peça ajuda. Se tiver seguro, basta ligar para que um guincho se locomova até o local onde você está. Caso não tenha, é bom sempre ter uma lista de guinchos disponíveis para esse serviço.

Se estiver sem sinal, também não precisa entrar em desespero. O jeito é pedir ajuda ao órgão com jurisdição sobre a via ou à concessionária se a via for pedagiada. O carro precisa ser retirado da estrada o mais breve possível, e não poderá ser consertado no local. Caso seja uma coisa simples, como um pneu furado, tudo bem, mas consertar o carro na estrada ou rebocá-lo utilizando outro carro são infrações sujeitas a multa.

Mantenha-se em segurança em caso de carro quebrado na estrada

Em caso de carro quebrado na estrada, mantenha-se em um local distante da via, para evitar acidentes e atropelamentos. Além disso, não peça ajuda a outros carros que passam pelo local, pois esta é uma atitude muito perigosa.

Outro detalhe é muito importante: só é possível ir um passageiro com o carro no guincho, então você terá que providenciar um transporte para os demais. Nesses casos, pode contar com a Polícia Rodoviária ou com a seguradora do carro. Durante o contato telefônico, é importante informar quantas pessoas estão no veículo.

Seja uma viagem planejada ou não, os motivos para pegar um carro e seguir pela estrada podem ser diversos: conhecer um imóvel, visitar um parente doente, fazer um exame ou uma prova da OAB. O importante é estar com a documentação do motorista e do veículo em dia, bem como a revisão preventiva.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *