Notícias

Notícias

Carros autônomos da Volvo vão circular pela Suécia 

Carros autônomos da Volvo vão circular pela Suécia
Nos feriados aumenta o número de motoristas que dirigem embriagados.

Carros autônomos serão testados

Veículos que dirigem sem o auxílio do motorista estão perto de virar realidade; Volvo fará teste com 100 modelos em cidade na Suécia em 2017

A Volvo, em parceria com a Secretaria de Transportes da Suécia, anunciou que iniciará em 2017 um teste com seus veículos autônomos nas ruas de Gotemburgo, segunda maior cidade sueca depois de Estocolmo. A iniciativa faz parte do projeto “Drive Me”, no qual 100 veículos que dirigem sem o auxílio do motorista farão parte do trânsito do dia-a-dia.

Os carros irão circular em rodovias, avenidas e alguns cruzamentos que apresentam alto índice de congestionamento. Embora o teste esteja marcado para 2017, os trabalhos começam já no ano que vem, quando a tecnologia desenvolvida pela marca será aprimorada e alinhada com a opinião de clientes.

O sistema autônomo funciona graças ao auxílio de câmeras, GPS e diversos sensores que detectam o ambiente ao redor do carro. Dentre as funções do carro está o sistema de estacionamento autônomo – aquele que o motorista não precisa estar dentro do veículo -, detecção noturna de pedestre e detecção noturna de animais. Tal tecnologia permite que o “motorista” possa ler um livro, por exemplo, enquanto o carro dirige sozinho.

Claes Tingvall, Diretor de Segurança de Tráfego da Suécia, acredita que os carros autônomos são o primeiro passo para sanar as fatalidades ocasionadas por acidentes de trânsito. “Se olharmos a longo prazo, o sistema realmente pode ser uma solução fundamental para este problema”, diz. Ainda segundo o executivo, os acidentes podem acabar de vez porque os computadores são melhores na condução do que os seres humanos, já que as máquinas não correm riscos desnecessários (como dirigir embriagado, por exemplo).

Outras montadoras também estão investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos. No último Salão de Frankfurt, a Mercedes-Benz apresentou um Classe S equipado com o sistema e recentemente a Nissan fez seu primeiro teste com um modelo “inteligente” nas estradas japonesas, além disso anunciou que pretende tê-los nas ruas antes de 2020.

Confira o vídeo demostrativo do sistema de estacionamento autônomo:

Fonte: IG Carros

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *