07 de dezembro de 2025

Aplicativo impede o uso de celular no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h36
Ouvir: 00:00

Programa de celular impede motorista de atender ligações. Aplicativo está disponível gratuitamente para os aparelhos de celular

<p>O número de multas aplicadas a motoristas em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, que insistem em dirigir falando ao celular, cresceu 20% neste ano em relação ao mesmo período de 2012. A prática irregular pode aumentar em cinco vezes as chances de um acidente.

Para evitar o uso do telefone durante a direção, um serviço gratuito foi disponibilizado para aparelhos de celular. O aplicativo avisa para quem está fazendo a ligação que o condutor não pode atender no momento e pede para que tente mais tarde.

O programa foi lançado pelo Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), com a campanha intitulada ‘Mãos no Volante’. No início do ano, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal aprovou reclassificação da multa aplicada ao motorista que dirige usando o aparelho celular. Se for sancionada pela presidente, a infração passa de média para grave e o valor da multa será de R$ 127. O motorista ganhará ainda cinco pontos na carteira.

Fonte: G1 Notícias

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *