Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Sabe como escolher o CFC na hora de tirar a CNH? Veja alerta do Detran/DF

Quem procura um CFC para obtenção de CNH, adição ou alteração de categoria precisa verificar a regularidade da autoescola.


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/02/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00

Nessa época do ano aumenta bastante a procura pela primeira habilitação. Muitas pessoas aproveitam as férias para dirigir-se a um Centro de Formação de Condutores e dar entrada no sonhado processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por esse motivo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) faz um alerta para que o futuro condutor verifique, antes de tudo, se o CFC que deseja contratar está devidamente credenciado junto ao Detran do estado onde está localizado. Veja também outras dicas de como escolher o CFC ideal.

De acordo com o órgão, todos os CFCs precisam estar em dia com seu credenciamento junto ao Detran. No caso do DF, a atualização é feita na Coordenação de Gestão de Credenciamento de Entidades e Profissionais – Cocrep, anualmente. “Por isso, a partir de fevereiro, não serão aceitos novos processos nos CFCs que não estejam com o credenciamento atualizado, até que haja a regularização do centro junto ao Departamento”, avisa o Detran/DF.

Em todos os estados funciona da mesma forma. Ou seja, os CFCs precisam estar credenciados junto ao Detran obedecendo uma série de exigências para que possam atuar no processo de formação, especialização e reciclagem de condutores.

Segundo o Coordenador de Credenciamento no Detran/DF, Régis Otávio, o credenciamento do CFC junto ao Detran-DF é muito importante.

“Dessa forma, é possível melhorar o controle e o acompanhamento das atividades realizadas nos CFCs e, com isso, verificar a qualidade do serviço que vem sendo prestado aos usuários que querem obter, adicionar ou alterar a categoria da CNH.”

Como saber se um CFC é credenciado ao Detran?

Para saber sobre os CFCs que se encontram com a situação regularizada, basta acessar o site dos Detrans. No local se encontra a relação de CFCs que estão com seu credenciamento em dia. Essa informação também pode ser consultada no momento da realização da coleta biométrica. Esta é uma etapa anterior à contratação do CFC, que pode ser feita nos postos de atendimento dos Detrans.

Outras dicas

De acordo com Eliane Pietsak, especialista em trânsito, além do credenciamento, existem outros fatores que os alunos devem observar antes de escolher um CFC. “Sempre digo que nessas horas o barato pode sair caro. Certamente o preço deve ser levado em conta, mas o aluno deve se atentar a qualidade do CFC”, explica.

Para a especialista, uma boa dica é verificar o material didático utilizado pela autoescola e a preocupação com a educação para o trânsito. Além disso, o comprometimento dos profissionais e cumprimento de todas as regras dentro do processo de habilitação.

“Desconfie de quando são oferecidas muitas facilidades. O processo de habilitação é um investimento e deve ser tratado como tal. Aprende-se a dirigir apenas uma vez, mas o conhecimento servirá para toda a vida. Por isso, aproveite para fazer bem feito”, finaliza.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *