22 de dezembro de 2025

Formação de condutores muda e Tecnodata lança solução para os CFCs

Solução da Tecnodata apoia candidatos da CNH, complementa o app CNH do Brasil e fortalece a atuação dos CFCs na formação.


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/12/2025 às 19h31
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Formação de Condutores CFCs
Ao oferecer uma solução estruturada, imediata e pensada para o cotidiano dos CFCs, a Tecnodata aposta em um modelo que preserva aquilo que sempre foi central na formação de condutores: conteúdo de qualidade, orientação profissional e compromisso com a segurança no trânsito. Foto: Divulgação

As mudanças promovidas pela Resolução Contran nº 1.020/25 transformaram profundamente o processo de formação de condutores no Brasil, especialmente no que diz respeito ao curso teórico da primeira habilitação. A centralização do estudo na plataforma CNH do Brasil, acessada pelo Gov.br, trouxe a promessa de democratizar o acesso, mas também expôs um problema que já começa a bater à porta dos Centros de Formação de Condutores: nem todo candidato consegue aprender sozinho.

É diante desse novo cenário que a Tecnodata Educacional, empresa com mais de 25 anos de atuação na área de trânsito e formação de condutores, apresenta uma solução prática, imediata e pensada especialmente para os CFCs: um curso teórico complementar, estruturado para apoiar candidatos que têm dificuldade de estudar pelo aplicativo oficial e, ao mesmo tempo, permitir que as autoescolas continuem exercendo seu papel educativo.

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Na prática, CFCs de todo o país relatam uma situação cada vez mais comum. O aluno chega dizendo que não conseguiu estudar pelo aplicativo, que não entendeu o conteúdo ou que já tentou o exame teórico e não atingiu o mínimo de 20 acertos exigidos entre as 30 questões da prova. O problema é que, em muitos estados, o curso presencial previsto na própria Resolução 1020 ainda não foi regulamentado pelos Detrans, deixando as autoescolas em um verdadeiro limbo operacional.

E agora? Como o CFC atende esse aluno?

Além da insegurança normativa, há outro desafio concreto: muitos CFCs já não mantêm instrutores teóricos em seu quadro, justamente porque o modelo anterior foi desmontado antes que o novo estivesse plenamente estruturado. Ainda assim, o aluno continua procurando a autoescola — não apenas para cumprir etapas burocráticas, mas para aprender de verdade.

É justamente para responder a essa realidade que a Tecnodata estruturou o novo curso. A proposta é oferecer aos CFCs uma alternativa independente da regulamentação local, de aplicação imediata, capaz de atender o candidato que precisa de orientação, método e explicação clara para compreender os conteúdos exigidos no exame teórico.

O especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional, Celso Mariano, com mais de 25 anos de atuação na área de trânsito e formação de condutores, ministra um curso focado na organização do conteúdo, no aprofundamento conceitual e em linguagem acessível, sem perder o rigor técnico necessário à formação.

Mas há também uma realidade diversa no país. E se o CFC ainda conta com instrutor teórico em sua equipe? Nesse caso, o cenário pode ser ainda mais favorável. Como destaca Celso Mariano, a combinação entre o curso estruturado da Tecnodata e a equipe do CFC permite agregar valor à formação, ampliar a qualidade do ensino e transformar o curso livre em uma importante fonte de renda.

Conforme ele, trata-se de uma oportunidade de oferecer ao aluno muito mais do que o básico.

“Com o curso e com a equipe do CFC, é possível entregar uma formação mais completa. É um cliente que vai ficar muito satisfeito — satisfeito por aprender trânsito”, resume.

Uma solução prática para não perder o aluno — e fortalecer o CFC

A proposta é simples, mas estratégica. O curso foi desenvolvido para que o CFC parceiro Tecnodata possa ofertar ao aluno uma alternativa real de aprendizagem, sem depender da regulamentação do curso presencial e sem deixar esse candidato “ir embora”.

Funciona assim:

  • o conteúdo e o suporte técnico são da Tecnodata;
  • as aulas teóricas são ministradas por Celso Mariano, em ambiente digital estruturado;
  • o aluno adquire o curso por meio do CFC parceiro, que mantém o vínculo educacional com o candidato;
  • o estudo ocorre de forma complementar ao aplicativo CNH do Brasil, preparando o aluno para se sair bem no exame do Detran.

Não se trata de substituir a matrícula oficial — que continua sendo feita obrigatoriamente pelo Gov.br —, mas de oferecer ao candidato aquilo que o aplicativo não entrega: explicação, método, profundidade e didática.

“Estudar sozinho não é exatamente um talento comum”

Um dos pontos centrais destacados na apresentação do curso é o reconhecimento de uma realidade muitas vezes ignorada pelo discurso oficial: autonomia de estudo não é uma habilidade universal. Embora exista um curso gratuito disponível, cresce o número de candidatos que percebem que precisam de um instrutor. Ou seja, de alguém que organize o conteúdo, explique conceitos e traduza a legislação para situações reais do trânsito.

Os CFCs já sentem esse movimento. Alunos estão batendo à porta das autoescolas em busca de ajuda — e muitos outros ainda farão o mesmo. O curso da Tecnodata surge, portanto, como uma ferramenta concreta para atender essa demanda reprimida, com qualidade pedagógica e viabilidade econômica.

Parceria que gera ensino e renda

Outro aspecto importante é que se pensou a solução não apenas do ponto de vista educacional, mas também como uma alternativa de sustentabilidade para os CFCs. Ao ofertar um curso completo, com metodologia testada e especialista reconhecido, a autoescola consegue:

  • manter seu papel educativo no novo modelo de formação;
  • apoiar o candidato com dificuldade real de aprendizagem;
  • gerar receita em um cenário de transição e incertezas regulatórias.

Para os CFCs que já são parceiros da Tecnodata, o modelo não é novidade. A lógica do “o curso é nosso, o suporte é nosso, mas a aula é sua” já é aplicada com sucesso em cursos especializados (formação e atualização EAD) e reciclagem.

Qualidade na formação continua sendo essencial

A Resolução 1020 ampliou o acesso à primeira habilitação, mas não eliminou a necessidade de formação sólida, responsável e bem estruturada. Iniciativas como a solução da Tecnodata mostram que, mesmo em um ambiente mais digital e flexível, aprender a dirigir exige mais do que cumprir etapas formais.

Ao oferecer uma solução estruturada, imediata e pensada para o cotidiano dos CFCs, a Tecnodata aposta em um modelo que preserva aquilo que sempre foi central na formação de condutores: conteúdo de qualidade, orientação profissional e compromisso com a segurança no trânsito.

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Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

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