Notícias

Notícias

Chuva de granizo: veja como dirigir com segurança 

Chuva de granizo: veja como dirigir com segurança
Foto: Depositphotos

Condições meteorológicas podem interferir, e muito, na segurança do trânsito. A chuva de granizo é uma delas. Veja cuidados!

Chuva de granizo
Foto: Depositphotos

Condições meteorológicas podem interferir, e muito, na segurança do trânsito. Seja alterando as condições da via, diminuindo a capacidade visual do condutor, como modificando padrões de condução e comportamento dos veículos. Ao passo que a chuva de granizo é uma delas.

Dentro dos conceitos de direção defensiva, chama-se essa situação de condição adversa de tempo, que são formadas por fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito.  “No caso da chuva de granizo, essa é uma circunstância que pode se agravar a ponto de impedir o deslocamento seguro”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Conceito

Granizo é a chuva acompanhada de pequenas pedras de gelo. Além dos inconvenientes causados pela chuva, apresenta alguns riscos adicionais. Conforme o especialista, um deles é o barulho. “O som causado pelo granizo pode assustar pessoas desavisada ou inexperientes. Dessa forma, pode levá-las a comportamentos imprevisíveis que podem causar acidentes”, afirma Mariano.

Além disso, durante a ocorrência da chuva de granizo, a visibilidade ainda é menor. “Quando muito forte, pode danificar a pintura e lataria do veículo, além do risco de quebrar faróis e para-brisa ou ferir o motociclista e passageiro”, justifica.

Recomendações para dirigir durante a chuva de granizo

Segundo Mariano, as principais recomendações em caso de queda de chuva de granizo,  envolve todos os cuidados de como dirigir na chuva. “Além disso, trafegar em velocidade compatível com a situação. Igualmente, se for parar, o condutor deve procurar um local seguro, para evitar acidentes com os demais veículos”, diz.

Para os motociclistas, porém, a recomendação é interromper o deslocamento. “Diante disso, sempre que possível, motociclistas devem procurar um lugar coberto”, aconselha.

Quebra de para-brisa

Nessa situação da chuva de granizo, é possível que ocorra a quebra de para-brisas. Conforme o especialista, se isso acontecer, o condutor terá que agir rápido. “Se o vidro for do tipo laminado, que é o mais comum atualmente, ocorrerão apenas rachaduras, sem desprendimento de estilhaços. Assim, se o vidro for temperado, o para-brisa irá trincar em milhares de pequenos pedaços, impossibilitando a visão. Nesse caso, é preciso diminuir a velocidade, sinalizar e parar em local seguro”, diz.

O especialista dá mais uma dica. “Se for inevitável dirigir sem o para-brisa, o condutor deve manter as janelas do veículo fechadas. Dessa forma, impedirá a entrada excessiva de ar. E parar, assim que possível”, conclui.

Condições adversas

Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. Ou seja, o condutor deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, adotando os procedimentos adequados para cada uma delas.

São vários os tipos de condições adversas. Por exemplo, iluminação, veículo, tempo, vias, trânsito, cargas, passageiro e condutor.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']