Notícias

Bicicleta

Ciclistas e corredores no trânsito: legislação e dicas de segurança 

Ciclistas e corredores no trânsito: legislação e dicas de segurança
Foto: Divulgação Agência.

Existem algumas dicas de segurança que todos os ciclistas e corredores precisam saber para prevenir acidentes de trânsito. Confira!

Ciclistas e corredores
Foto: Divulgação Agência.

As ruas das cidades são utilizadas comumente por pessoas que andam de bicicleta para se locomover ou que possuem o hábito de correr, seja com finalidade esportiva ou por questões de saúde e bem-estar.

Contudo, correr no asfalto, em meio ao trânsito dos carros e outros veículos, pode ser bem perigoso e arriscado. Por isso, é preciso que os atletas sempre fiquem atentos e tenham o máximo de cuidado possível.

Nesse contexto, é muito importante que tanto ciclistas quanto corredores saibam algumas regras básicas das leis de trânsito para executarem as suas atividades físicas com mais segurança.

Além disso, também existem algumas dicas de segurança que todo ciclista e corredor precisa saber para evitar problemas e, até mesmo, prevenir acidentes de trânsito. Confira!

Os ciclistas no trânsito

Infelizmente, alguns ciclistas não respeitam as Leis de Trânsito, porém, a principal causa disso é o desconhecimento da legislação, pois muitas pessoas acreditam que as bicicletas não se enquadram nas leis.

As bicicletas, sendo veículos de locomoção de propulsão humana, ou seja, que dependem do condutor para se locomover, possuem regras específicas para a utilização desse meio de transporte. Essas regras servem para garantir a ordem no trânsito e contam com dicas para aumentar a segurança no trânsito.

Os principais pontos da legislação para ciclistas, são:

  • Pedestres possuem a preferência sobre ciclistas que, por sua vez, possuem preferência sobre os demais veículos;
  • Ciclistas devem trafegar nas ciclovias. Quando elas não existirem, devem usar o bordo da pista;
  • Em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, é proibido andar de bicicleta (montado);
  • Durante manobra de mudança de direção, ciclistas devem ceder passagem aos pedestres, assim como os veículos maiores devem ceder passagem aos ciclistas na mesma situação;
  • Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais são obrigatórias; bem com, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete não é obrigatório, mas altamente recomendável.

Os corredores no trânsito

Já para os corredores, as dicas para se ter uma boa corrida vão muito além do que comprar um bom par de tênis pra fazer corrida. Apesar de essa ser a grande primeira dica de segurança durante essa prática esportiva.

Isso porque sempre vale a pena investir em um bom par de tênis para melhorar ainda mais o desempenho da sua atividade física. Assim, você também não corre o risco de sofrer com problemas relacionados à saúde dos pés.

Mas, enfim, em relação à segurança no trânsito, algumas outras dicas são essenciais para evitar acidentes e maiores problemas. Confira:

Corra na contramão

Correr na contramão é o ideal para corredores (esse quesito não vale para ciclistas, apenas para corredores). Isso porque, dessa forma, os corredores têm mais possibilidade de ação em caso de imprevistos.

Não use fones de ouvido

O ideal é não usar fones de ouvido, porque é preciso que o corredor fique atento aos barulhos do trânsito, principalmente às buzinas. Contudo, se você é um corredor que não corre sem ouvir música, por exemplo, é aconselhável deixar o volume dos fones baixo.

Use roupas coloridas

Usar roupas chamativas, com cores fortes e vibrantes, ajudam o corredor a se destacar e podem evitar acidentes. No período noturno, é aconselhável usar peça que possuam sinalização, o que é comum em roupas de corrida.

Preste atenção no chão

Buracos e outros problemas podem ser encontrados no solo, desde depressões e objetos jogados nas ruas ou calçadas. Então, sempre preste atenção por onde corre.

Respeite as leis de trânsito

Respeite os semáforos, as faixas de pedestres, as ciclovias e fique nas faixas de corrida quando elas existirem. As leis de trânsito devem sempre ser respeitadas por todos, até pelos pedestres.

Fique sempre em estado de alerta

Fique sempre em estado de alerta, tomando os cuidados necessários e prestando atenção no trânsito. Manter o foco na atividade física e no trânsito é fundamental para correr com segurança.

Aliás, como a primeira dica é encontrar um bom par de tênis, se você deseja encontrar boas opções de calçados para realizar as suas corridas ou outras práticas esportivas, acesse aqui.

 

Artigos Recomendados Para Você

1 Comentário

  1. Saiba como se proteger de manutenções desnecessárias e inadequadas no seu carro - Portal do Trânsito

    […] e paga por produtos inadequados e sem qualidade, esse tipo de comportamento tem impacto direto na segurança do veículo, expondo a riscos seríssimos o motorista e seus passageiros, colocando a vida de todos […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *