Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no Brasil
O Brasil ainda está longe de ser um país que comporte o uso seguro da bicicleta na cidades, ainda que o número de deslocamentos vem aumentando nos últimos anos, seja pelo fator financeiro, ou até escapar do trânsito caótico.
Segundo reportagem do G1, das 26 capitais do Brasil, juntas, elas possuem 1.118 km de ciclovias – o que representa apenas 1% do total da malha viária das cidades (97.979 km de ruas). Por outro lado, nosso país tem hoje cerca de 70 milhões de bicicletas. A publicação mostra opinião do especialista em mobilidade Alexandre Delijaicov, da Universidade de São Paulo (USP), onde ele diz que o problema é a falta de prioridade a quem realmente precisa. “Mais de um terço das viagens no país é feita a pé, a maior parte por uma população que não tem dinheiro para se locomover. Não construir calçadas mais largas e ciclovias é um absurdo”, diz. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) diz que há um estímulo ao uso do carro por todos os lados. “Trata-se de um urbanismo mercantilista, que só colabora para piorar a construção coletiva da coisa pública.”
No ranking dos municípios que dão maior infraestrutura aos ciclistas, o Rio de Janeiro esta em primeiro lugar com 361 km, com previsão de chegar aos 450 km até 2016, ano dos Jogos Olímpicos. No Rio são feitas 1,5 milhão de viagens de bike todos os dias.
Já Rio Branco (AC) tem a maior proporção em relação à malha (7,4%) e ao número de habitantes. Segundo o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco, Ricardo Torres, a ordem na cidade é que sempre que for realizada uma obra de infraestrutura viária esteja previsto também o investimento no transporte não motorizado.
São Paulo, que tem 60 km de ciclovias, conta também com 121 km de ciclofaixas de lazer (que funcionam aos fins de semana e nos feriados) e 58 km de ciclorrotas (que possuem sinalização e pintura no solo), o que faz a cidade possuir a segunda maior malha cicloviária total. A capital paulista tem o plano de implantar 400 km de infraestrutura cicloviária, sendo 150 km de ciclovias instaladas ao lado dos novos corredores de ônibus e 60 km de ciclovias que já têm projeto executivo concluído.
Fonte: G1 Notícias