Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Cidadania: jogar lixo pela janela, infração e falta de respeito!


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/05/2018 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h15
Ouvir: 00:00
Lixo na viaAtirar lixo do carro prejudica a natureza e contribui para entupir esgotos e canais de escoamento de chuva. Foto: Pixabay.com

Além de ser uma tremenda falta de educação e desrespeito ao meio ambiente, jogar lixo na via ou atirar objetos enquanto está dirigindo é considerada uma infração média prevista no artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de multa de R$ 130,16.

Apesar de saber dessa informação, muitos condutores não respeitam a regra. “É impensável nos dias de hoje uma conduta tão imprópria para o meio ambiente. Jogar lixo na rua é uma falta de respeito com o planeta e os demais usuários da via”, lembra Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR)  atirar lixo do carro prejudica a natureza e contribui para entupir esgotos e canais de escoamento de chuva. Os objetos mais comuns nas vias, como cascas de frutas e papel, levam de dois a 12 meses para se decompor; os chicletes, duram cinco anos; as latas de alumínio, de 200 a 400 anos; e as garrafas de vidros podem durar até um milhão de anos.

Segurança

De acordo com a especialista, além do meio ambiente, é preciso pensar também na segurança do trânsito. “Um objeto atirado de um veículo pode causar um grave acidente, ainda mais envolvendo pedestres e motociclistas, que são usuários mais frágeis e estão mais expostos a riscos”, explica.

A prática de boas atitudes entre os usuários do trânsito tem o poder de promover o respeito mútuo e a cidadania. “É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia, reconhecendo e alterando os maus hábitos e posturas negativas, como a de atirar objetos pela janela do carro. Um bom cidadão, geralmente, é também um bom motorista ”, conclui Pietsak.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *