Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Cidade chinesa suspende tarifas de ônibus para reduzir trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/10/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h02
Ouvir: 00:00

A cidade de Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China, lançou nesta quarta-feira (10) uma campanha com passagens gratuitas e desconto no preço da passagem de metrô da cidade, com o objetivo de encorajar as pessoas a escolher transporte público em vez de carros privados.

Um porta-voz da companhia de transporte municipal público de Chengdu disse que a política de passagem de ônibus gratuita permanecerá em vigor até 30 de junho do próximo ano. Na quarta-feira, 33 linhas de ônibus se tornaram gratuitas, e o número aumentará para 44 até o final do mês.

A mega cidade introduziu na segunda-feira o rodízio de veículos, um sistema adotado também em Pequim e algumas outras cidades chinesas para reduzir os congestionamentos. Porém, a restrição sobre os veículos e a política de suspensão da cobrança de taxas de ônibus troxeram novos problemas esta manhã, gerando grandes multidões nas estações de ônibus e metrô.

Muitos usuários da Sina Weibo, popular serviço de microblog do país, reclamaram que não conseguiram pegar um ônibus de manhã. “Hoje fiquei perdido no caótico sistema de transporte público de Chengu”, disse o internauta “Hejin vagalume”.

O porta-voz da companhia de transporte público disse que a companhia continuará melhorando os seus serviços através do aumento do número de veículos e de mais linhas de ônibus, além de outras medidas, para atender à crescente demanda por transporte público.

A despeito das reclamações, os internautas de outras cidades chinesas como Nanquim, Ningbo e Shenzhen, pediram que outras cidades introduzam esse tipo de incentivo. Assim como outras cidades grandes chinesas, Chengdu enfrenta problemas sérios de engarrafamentos, especialmente durante os horários de maior movimento nos dias de semana, com motoristas reclamando que os carros só conseguem se mover lentamente durante os horários de pico no centro da cidade.

Fonte: Rádio Internacional da China

dpvatdpvat

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *