Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Cientistas criam volante que ajuda motorista a manter o curso


Por Talita Inaba Publicado 23/01/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h51
Ouvir: 00:00

Cientistas da Universidade de Reno, nos Estados Unidos, desenvolvem um novo tipo de volante, criado para ajudar o motorista em momentos de visão ofuscada. A ideia é facilitar a vida do condutor que acaba com uma cegueira temporária quando é surpreendido por um sol muito forte ou quando se depara com um carro na direção contrária de luz alta ligada, incidente que acontece com enorme frequência nas rodovias durante a noite.

Caso o motorista esteja saindo pela esquerda, o volante vibrará apenas do lado esquerdo, indicando que uma correção na direção oposta é necessária. Assim que os sensores do sistema identificarem que o carro voltou a ocupar uma trajetória segura, o volante interrompe a trepidação. A ideia foi inspirada pelas nevascas. Dependendo do ângulo do sol, a neve pode refletir diretamente nos olhos dos motoristas, causando a cegueira. Entretanto, de acordo com os pesquisadores, o volante pode ajudar em qualquer situação de cegueira repentina causada por uma forte e inesperada fonte de luz. A tecnologia já foi testada com razoável sucesso pelos pesquisadores.

Um dos problemas é que muitos motoristas têm tendência de tirar as mãos das partes do volante programadas para vibrar. Agora, os cientistas desenvolvem volantes que se adaptem a vários perfis de condução e possam vibrar em diferentes áreas.

Fonte: Tech Tudo

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *