Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024

Cinco dicas para gastar menos combustível


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/10/2012 às 02h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h00
Ouvir: 00:00

São cinco passos básicos, normalmente esquecidos pelos motoristas com a velocidade do dia a dia

Os elevados preços dos combustíveis motivam alguns motoristas a deixar o carro em casa, ou migrar para as motos e outros meios de transporte. Mas outros preferem manter a rotina, transitar de carro e desfrutar da conveniência de se mover com ele em todas as circunstâncias do dia a dia. Para estes motoristas, seguem algumas dicas para economizar combustível no dia a dia.

1. Planejamento

Organize o seu dia para não fazer viagens desnecessárias. Tente fazer o seu deslocamento quando há menor intensidade de tráfego sempre que possível. Se a sua viagem é curta, utilize outros meios de transporte, como o metrô ou bicicleta coletiva – que além de aliviar o bolso, faz bem para a saúde.

2. Condução regular

Evite acelerar em profundidade. A famosa “esticada” e outros hábitos diários de condução são responsáveis por até 20% do consumo de combustível.

3. Atenção aos pneus

Não esqueça de inspecionar e manter a pressão correta dos pneus. A baixa pressão causa mais atrito com o solo, fazendo com que o motor trabalhe mais, aumentando assim o consumo de combustível.

4. Aproveite o frio

Desligue o ar condicionado quando não é necessário. Isso pode gerar economia de até 20% no consumo de combustível. Estamos no inverno e não é preciso ligá-lo a todo momento. Além disso, evita o desgaste dos componentes do mecanismo, que será usado intensamente dentro de alguns meses.

5. Desligue enquanto espera

Desligue o motor quando for ficar parado por mais tempo – mais de 3 minutos. Isto fará com que seu carro não consuma combustível desnecessariamente, além de preservar outras partes do motor.

FONTE: MotorDream

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *