Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CNH: deficientes auditivos podem fazer prova


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após anos de espera, os brasilienses com deficiência auditiva poderão fazer prova em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para tirar o CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF) espera que, ainda este ano, passe a usar a linguagem dos surdos-mudos nos exames teóricos para tirar carteira de motorista, que atualmente são aplicados apenas em português.

A novidade foi celebrada pela Apada-DF (Associação de Pais e Amigos dos Surdos do DF), que há anos luta para conseguir que os órgãos públicos adaptem provas e atendimentos aos deficientes. “Nós pressionamos a direção do Detran há tempo, assim como outros órgãos que oferecem intérpretes, mas ainda não fazem material específico para os surdos”, fala Marcos de Brito, coordenador do curso de Libras da associação.

A deficiente auditiva Maria Pedrivânia Batista, 33, conseguiu a aprovação no teste teórico e agora faz aulas práticas para obter a habilitação. Ela é aluna do instrutor de direção Diógenes de Oliveira Costa, 36, que desde 1999 dá aulas para alunos surdos.

Por meio do intérprete, Vânia, como gosta de ser chamada, acredita que a mudança vai ser boa para todos, porque permite a dissociação do português e da Libras. “Passei [no exame], foi tranquilo, porque me dediquei. Mas, quando tinha alguma palavra complicada precisava chamar o fiscal e pedir ajuda”, conta ela.

Barreira

O coordenador da Apada explica que a dificuldade é enorme para os surdos fazerem o exame. “Uma palavra como núcleo, usada em ‘núcleo de trânsito’, tem vários significados, mas, para eles, a primeira coisa que conseguem imaginar é a parte química, ligado aos átomos”, diz. Marcos acrescenta que ao ler a prova eles buscam imagens na mente para tentar responder. “A semântica e a realidade são muito diferentes”, afirma.

Diógenes reforça que a nova prova vai facilitar para os alunos. “Eles ainda têm muito dificuldade e acabam sendo reprovados várias vezes.” Mas, por precaução, o instrutor ainda não havia dado a notícia aos novos alunos. “Se por acaso não acontecer logo, eles vão ficar frustados”, diz.

FONTE: Band

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *