Notícias

Moto

Colete com número da placa poderá ser obrigatório para motociclistas 

Colete com número da placa poderá ser obrigatório para motociclistas
Foto: Arquivo Tecnodata.

PL pretende tornar obrigatório o uso de colete com número da placa para motociclistas. O objetivo, segundo o autor, é reduzir a criminalidade no Brasil. 

Tornar obrigatório o uso de colete por motociclistas e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Esse é o tema do PL 1275/2022 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Vinicius Carvalho (PSL/RR), a proposta pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para exigir o acessório para circulação em vias públicas, assim como se exige o capacete de segurança, viseira ou óculos de proteção.


Leia também:

Em plena pandemia, SUS bate recorde de atendimento a vítimas do trânsito e motociclistas são maioria 

Conforme o deputado, centenas de assaltos e sequestros ocorrem todos os dias nas cidades brasileiras, praticados muitas vezes por criminosos que utilizam motocicletas, motonetas ou ciclomotores. “Utiliza-se muito os veículos de duas rodas para o cometimento desse tipo de delito. Isso porque eles possibilitam deslocamentos rápidos no intenso trânsito urbano. E, além disso, dificultam a identificação do condutor e do passageiro, em razão da obrigatoriedade de utilização do capacete”, argumenta.

Ainda de acordo com Carvalho, a posição dos caracteres nas costas facilitará a identificação do veículo por parte das autoridades policiais, possibilitando chegar aos criminosos.

“Esperamos com esta medida, de baixo impacto financeiro bem como de fácil aplicabilidade, inibir a utilização desse tipo de veículo para a prática dos atos ilícitos citados. Além disso, busca-se instrumentalizar os órgãos de investigação para o desvendamento dos crimes e possibilitar a punição dos malfeitores”, finaliza.

Outro PL que prevê colete para motociclistas

Um outro PL, que tramita no Senado desde 2012, também pretende tornar obrigatório o uso de colete para motociclistas, no entanto, seria um colete com airbag. Além do colete airbag, no PL também constam como itens obrigatórios capacete, botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo. A matéria é de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE) e aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Tramitação

O PL foi apresentado recentemente e aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Artigos Recomendados Para Você

103 Comentários

  1. Cícero V. A.

    PQP!!!!

    1. Claiton Gomes Proença

      Até parece que vai resolver alguma coisa, é falta do que fazer dicerto, invés de votarem leis e projetos que ampare a população, ficam inventando lei que só vai gerar custos desnecessário ao contribuinte, o que tem qie ser feito são blitz mais ostensivas, verificandonas condições e situaçoea fos veículos e que os conduz e fazer valer a lei ao pé da letra. O bom cidadão não vai se importar em ser abordado e ter sua situação verificada. Pura palhaçada no congresso.

    2. Kaka

      Isso é piada, ôu cambada de deputados safados

      , são vocês que vão dar os coletes? ou é mais uma invenção pra arrancar dinheiro da população como a placa Mercosul, esses vermes só procuram inventar e mudar leis de trânsito e leis trabalhista pra tirar da população, quer mais segurança pra população, mudem as leis criminais, leis duras como na Indonésia, Coréia de Norte e outros países que o contingente de polícia é mínino e a criminalidade é quase zero, estão pensando que a população é idiota e ficam criando modelos de leis pra serem mecanismo de puxar dinheiro da população, quero ver se eles vão dar esses coletes ou quanto vão custar a população, você aí o inventor dessa piada deixa de ser babaca que bandido quando quer agir não vai ser um colete com a placa que vai impedir, até porque a maioria das motos são roubadas e isso vai é ajudar os criminosos roubarem motos com os coletes cometerem crimes e quem vai pagar pelo crime é o inocente dono da moto, procura outro meio de tantos que vocês já tem pra ganhar dinheiro sem prejudicar a população, vão ter vergonha na cara e vão criar leis pra melhorar os salários de fome do povo brasileiro, melhor a saúde, educação e segurança que são tudo sucateados e funcionários despreparados, esses vermes só sabem é prejudicar a população.

    3. DANIEL MARTINAZZO

      Essa merda é por causa dos motociclistas que ocultam a placa com as motos esportivas. E a gente paga o pato!

  2. ligeirinhopr

    É falta de conhecimento real da situação atual dos veículos de 2 rodas, esse deputado Vinicius Carvalho (PSL/RR), em nosso país. Tem coisas importantíssimas pendentes, agora com isto. Gestão pública zero

    1. Wilson

      É um desinformado, as motocicletas estão transitando sem placa e ele quer colete com identificação, bandido usa colete com identificação clonada, é um comediante.

    2. Anderson Goncalves

      Vocês não tem o que fazer não. Tantas coisas para melhorar no país. Agora querem isso. Quem inventa é quem não usa moto no dia a dia . Afff ridiculo isso ai. Agora teremos q pagar por isso?. Pior q querem colocar placa motos elétricas tudo pra lucrar com documentos. Chega de tantos impostos.. a população fecha os olhos e paga o for. Chega disso

    3. Flavio

      Eu na verdade tenho vergonha de ser brasileiro ,não pelo pais mais por esse deputados e senadores que parece que não tem o que fazer ,e ficam inventando as coisas para arrancar o minino de dinheiro que o brasileiro ainda tem no bolso ,em vezes disso reúne esse monte de homem lá em Brasília e faz juízo ao salário enorme que ganham e mudam essa lei que é uma piada ,o vagabundo entra na cadeia e sai mais rápido que o policial preenchendo a papelada ,é só mudarem a lei e da a esses vagabundos o nas de verdade ,porque saidinhas ,hora de sexo ,droga dentro da cadeia ,internet que funciona melhor lá dentro do que aqui fora ,fala sério placa em colete ,só na cabeça desses caras mesmo ,sai de trás dessas mesas aí e bem para a rua saber como e a vida de um trabalhador de verdade ,junta vcs aí e mudam essa lei que beneficia vagabundo e só quer arrancar nosso dinheiro ,toma vergonha nessa cara de vcs .

  3. Iury

    É cada projeto sem noção, porque ele não faz um projeto de Lei para acabar com as taxas abusivas que os Detrans cobram.

    1. João ventura

      Isso é falta de ideias para fazer ium pl.A realidade do estado dele não é a mesma do restante do país. Falta do que fazer.

      1. Denis Barbosa

        Apreensão de motos sem placa é o que deve ser feito além das que tem suas placas obstruídas por papéis , trava cadeado ou até a redinha …

    2. Thiago Alves Montes

      Cambada de desocupados, criar leis só para lascar os pobres vocês não tem que fazer, tanta outras coisas precisa de leis vocês preocupado com motoqueiros, KKK o bandido vai usar coletes, além de ladrões vcs são burros!

  4. MARCELO

    Para mim será chover no molhado! Se o ladrão roubar a minha moto, com certeza irá roubar o colete junto! Aí pronto! Vai fazer as atrocidades dele do mesmo jeito e a culpa ainda recairá em mim!! Ideia de jirico essa!

    1. Flávio Luís

      Verdade ,além disso como colocar colete com mochila ,alguém deve ser homologado pra fabricar o tal e ficar rico,ridículo, num saí quase nada de enterece do povo só fé e lê lê.

    2. Denis Barbosa

      Não será culpa sua se fizer uma ocorrência via telefone secundário de algum cidadão honesto disposto a ajudar

  5. ANDERSON

    Não entendo oque se passa na mente de um abençoado desse!
    Acha mesmo que o ladrão , vagabundo não pegaria uma moto e um colete roubado de qualquer forma!
    O problema não está na motocicleta,ou o seu deslocamento ágil!
    E sim na lei que impede ou faça um bandido ter medo da prática criminosa de qualquer forma que seja!

  6. Luciano

    um projeto desse só pode ser Louco, coloca uma roupa dessa e trabalha 2 dias direto para ver se consegue o Bocaberta vai fazer um projeto que traga algum beneficio para a população.

    1. Joao

      Acho um absurdo isso e a nova forma de roubar a sociedade. Igual o uso de estintor . porque nao traz beneficio para os motociclista. A climinalidade do palacio do planalto nao acaba.

      1. [email protected]

        Acho que você está confundindo as coisas; o palácio do Planalto não tem a ver com isso. Projeto de lei é atribuição do Congresso, ou seja, deputados e senadores !!!

    2. Brasileiro de saco cheio

      Reduzir a criminalidade, ou facilitar a aplicação de multas ?? Kkkk é muita comédia !!!!

  7. Paulo Oliveira

    Tem que ser muito deficiente mental para pensar numa babaquice destas!
    Por acaso as motos não tem placa? Se o cara falsifica a placa o que o impediria de falsificar um colete?

    Provavelmente ele tem fábrica de coletes….

    1. Danilo pereira

      Os bandidos ficaram em casa com essa medida, muito inteligente. Tão inteligente quanto aquela proposta de ter o numero da placa no capacete. Projetos para melhorar as leis para impedir que o judiciário bote todos bandidos nas ruas sem cumprir a pena ou melhorar o efetivo e os equipamentos da segurança pública nunca aparecem é sempre algo para burocratizar e encarecer a vida dos cidadãos de bem

  8. Rosa Cigana

    E um absurdo que se tenha esse tipo de obrigatoriedade para Motociclistas, existem MILHARES de moto clubes por todo Brasil que usam seus coletes como identificacao o que chamamos de segunda pele ! Somos contra esse tipo de obrigação para Motociclistas!

  9. Despachante Otimo

    […] Fonte: Portal do Trânsito. […]

    1. Leandro de paula barbosa

      Ja q gosta tanto de inventar despesas para nos. Q trabalhamos de verdade leis idiotas coloquem uma lei q proibem os bandidos de andarem armados si essa der certo outras leis bestas tambem vao funcionar !!!

    1. Eduardo Rafael

      Deputado inútil é isso aí mesmo mais a culpa é de quem vota neles

  10. Despachante Cometa

    […] Fonte: Portal do Trânsito. […]

  11. Marcus Andre Dias Serodio Melo

    É um imbecil, quer favorecer alguma empresa que vai estampar ou fabricar esses coletes. Quer diminuir a criminalidade, aumente o efetivo policia e principalmente, crie leis severas para os bandidos, e não penalizar mais uma vez o cidadão de bem.

  12. Andre

    Façam uma lei que realmente funcione, tipo “prisão perpetua, para quem roubar uma moto”, ou receptar as peças roubadas, comece por ai… verá que os roubos cessarão.. simples não é?

    1. Samuel de Paula

      No mínimo este inútil vai fabricar coletes pra engordar sua conta no exterior…….vai criar vergonha na cara e fazer projetos projetos pra ajudar os necessitados q não tem o q comer!

  13. Vilson venancio

    Não tem cabimento estes politicos cada vez me anojam mais ,com tantas outras medidas a ser tomadas o cara acha que realmente isso vai funcionar

  14. joel

    Bom dia! Sem noção. Clonaram a placa de minha moto. Uma vstrom 1000. Mesmo com foto da Titan 125 processo e tudo não consegui provar que não era eu. Imagina se um bandido clonar uma placa e matar alguém. Será q este deputado acredita q o meliante vai colocar a placa real??? Acho que deve melhorar a segurança pública e não criar dificuldades. Daqui uns tempos vamos ter q avisar a polícia a hora,onde vamos com quem estaremos, mas os bandidos continuam agindo. Vai fazer coisas úteis.

  15. Roberto Duailibe

    Fico pensando, então o passageiro também vai ter que usar colete…. pois normalmente que assalta é ele…. o Entregador mão vai poder usar mochila nas costas (vai parar de entregar qualquer coisa maior que uma caixa de sapatos amarrada com ligas)…. e se eu tiver mais de uma moto (uma pro dia a dia e outra pra viagens) vou ter que fazer vários coletes pra mim e pro passageiro…. rapaz, isso não vai adiantar de nada, seria muito mais eficaz apenas colocar vários postos de policiais em motos para inibir e coagir os furtos…. e realmente punir os que fazem e são presos….

  16. Harley Davidson Nation

    Reportagem falha ao inserir o termo “poderá ser obrigatório”, uma vez que os dois projetos mencionados na reportagem foram escritos, claramente, por pessoas que não pilotam, que desconhecem o mundo dos motociclistas. Eu, por exemplo, tenho 4 motos, outros amigos tem até mais, ando com garupa de vários tamanhos, ou seja, teria que ter pelo menos 4 coletes para mim e pelo menos 12 coletes de tamanhos diferentes para atender o tamanho da garupa. Este é o tipo de projeto de lei que não merece nenhuma visibilidade, pois já nasceu morto.

  17. LUIZ

    Esse é o problema da falta de boa qualidade de ensino no Brasil, indivíduos no legislativo que não conseguem analisar as reais causas dos problemas e inventa medidas que não resolvem nada, apenas encarecem o custo de vida da população em especial dia mais pobres.

  18. MARCO

    Tá… Quem assalta com certeza tá numa moto em seu nome… 🙄

    Meu Deus… O nível desses deputados só poderia gerar esse tipo de aberração….

  19. Samuel de Paula

    Nada viável ao motociclista, creio que o autor não faz uso continuo de veiculo de duas rodas.
    Essa lei não inibirá em nada os assaltos, trará apenas desconforto e incomodo para quem for obrigado a usar.
    Em relação a obrigatoriedade em uso de total cobertura do corpo com roupas de proteção também fora de lógica, vamos ter que nos paramentar de tudo pra irmos ali na padaria, supermercado e etc… Levando em consideração a pequena distância e o clima tropical que vivemos, um calor de quase 40° graus.

    Fica minha opinião.

  20. Bruno

    Aí o cara rouba a moto e o colete do motociclista e aí? Esse deputado nem deve andar de moto para propor uma medida tão descabida dessas…

  21. Everton Fetter

    E se tirar um pouco das vantagens que esse povo que se diz sabedores de lei baixassem os altos salários e investissem na segurança de fato acredito que melhoraria bastante ,pensem nisso

  22. Claudio Rocha

    Projeto que irá servir para criar mais lacunas para malfeitores e prejudicar pessoas serias.
    1 – Condutor coletado com placa certa, com um garupa nao tem visibilidade.
    2 – Condutor sozinho e ele com garupa ambos com numeracao falsa de placas, vao causar penalidade a quem nao deve, alem de facilitar fuga, pois poe colete certo ta legal e livre.
    Falta do que fazer

  23. José Antonio Ribeiro de Almeida

    É a burrice extrema que impera entre os políticos deste Brasil.
    Absurdo.
    E se eu for dar uma volta com a moto do meu filho.
    Tenho que usar o clete fedido?

  24. Paulo Jr

    Que absurdo, um parlamentar deste não deveria se candidato nem a síndico de prédio, conhecimento algum de quem anda e depende deste tipo de veículo.

  25. AGEU

    Esse deputado deveria pendurar uma melancia no pescoço para tambem ser identificado.

  26. Mayk

    É um animal mesmo com todo respeito aos animais kkk quem usa bolsa colete ou algo do tipo vai tampar a visão kkk

  27. Joabe bispo

    Na minha opinião isso não faz sentido, eu jamais andaria com esse colete pra cima e para baixo, oque é preciso são leis rígidas para quem comete crimes, prejudicar a imagem de um cidadão para inibir bandido não está certo.
    O criminoso tem que sentir na pele o arrependimento para pensar duas vezes antes de cometer outro crime, oque aumenta tantos casos desse tipo de crime é a punição que não existe, ficar preso com tantas regalias não faz ninguém repensar na vida.

  28. Reinaldo vanderosque

    Como pode um parlamentar pensar tanta bst,acha que o bandido vai roubar tudo dae,sem comentários mesmo

  29. ADALTON

    Além de perder a moto agora vai perder o colete, era melhor exigir rastreador.

    1. Ailton Silva de Lima

      A placa da moto tem a mesma finalidade, identificar o veículo e mesmo assim são roubadas, porque um colete com a mesma informação iria coibir? Sem falar que um colega leite com airbag custa um rim agora imagina quando todos correrem para as loja procurando.

  30. Sérgio Ramos

    Esse deputado tem que fazer leis igual a indonésia, pena de morte para esses marginais que não deixa a sociedade brasileira viver em paz nesse país chamado Brasil é uma vergonha essa lei que ele quer usar nas costas dos motociclistas 👍

  31. Diego

    Deveria se preocupar em mudar as leis.

  32. Samuca

    Eu acho uma boa alternativa , mas os bandidos vão colocar placas das motos regularizadas. precisa mais e ter policia na rua , fazendo mais abordagem .

  33. Victor Hugo Martins de Carvalho

    Que tal agora os políticos proibirem o uso de carteiras para reduzir o número de assaltos!
    Queremos segurança, não leis idiotas que nos obrigam a mais custos sem garantias da diminuição dos riscos a violência.
    Vendas de coletes com a identificação do veículo,quem está de fato ganhando com essa lei.

  34. Caugusto

    Então pra que serveria placa na motocicleta? Isso é mais uma forma de arrecadar dinheiro do parte do povo..estão de brincadeira

  35. Marcos Aparecido Medeiros

    Falta do que fazer,ano eleitoral quer mostrar serviço como isso reduz a criminalidade em duas rodas isso é baboseira.

  36. Rinaldo

    Eles vão dar esses equipamentos para os motoqueiro não tem dinheiro para abastecer as motos muito menos para comprar equipamentos.
    Tem coisas com mais prioridade para eles voltarem principalmente reduzir os altos salários deles.

  37. Claiton Gomes Proença

    Até parece que o criminoso vai andar bem identificado…
    Porq não fazem uma lei que o rigue a colocar o endereço logo?, o criminoso pode estar com a motoca emprestada, aí ja viu a confusão que pode dar né…
    Sobre a outra lei que querem regulamentar, uso obrigatoria de vestimentas…
    O tal do colete airbag é tão eficiente que nem em esporte de motovelocidade se usa, quanto aos demais “acessórios”, no transito, o que vai salvar mesmo um condutor, é os motoristas e pilotos serem conscientes, dirigir com prudência e responsabilidade. Uma moto em queda livre(cair sozinho e deslizar na estrada), uma boa roupa salva o condutor de lesões graves, já em um acidente com colisão , não tem roupa que vá diminuir o impacto excessão ao capacete que essr pode te salvar de vc ter uma morte cerebral. 90% dos acidentes envolvendo motociclista é causado por algum tipo de colisão. Que tal tornarem crime alguns casos de “acidentes” de transito e flagrantes por uso de entorpecentes(licitos ou ilícitos) e de forma que a mesma seja cumprida, muito melhor do que ficar inventando assunto no palanalto para justificar a sua “estadia” e fazendo a população ter gasto desnecessário além do seu salário que já é pago por nós.

  38. Israel

    Lei ridícula isso só vai identificar a vítima ou vcs acham que o bandido vai usar colete ? Isso me faz lembrar o estojo de primeiros socorros que foi obrigatório por alguns anos, vamos ver qual político vai beneficiar com a venda de coletes … Vcs políticos deviam sim se preocupar com a educação mas isso infelizmente não dá lucro né ? Vão arrumar outra maneira de tirar nosso dinheiro pois essa lei não tem pé nem cabeça.

  39. Brasileiro de saco cheio

    Quem faz uma lei dessas não tem o minimo senso do que quer implementar, a maioria dos motocliciclistas têm mais de uma moto, e muitos nem têm coletes onde isso poderia ser aplicado o numero da placa, o que resolve é a mudança no modo de aplicar as leis, roubou vai preso lá aguarda o julgamento e cumpre a pena sem progressão, e liberar o porte de arma pras pessoas de bem, já que aqui so bandido é que pode andar armado..

  40. Eduardo Ferreira de Souza

    Aqui os políticos querem colocar o rabo para abanar o cachorro ou o poste mijando nele.
    Tem que melhorar a segurança pública em todo o país e mudarem o código criminal com leis e penas mais severas.

  41. Carlos

    Este deputado não tem o que fazer quem rouba não usa moto em dia com seus documentos vai procurar o que fazer deputado

  42. Carlos Rogério da Silva

    Esse deputado deveria ir trabalhar, isso é ideia de burro desocupado.

  43. Caio

    Palhaçada

  44. Davison Yokoyama

    Aí ai ai… Esse povo não tem mais o q fazer não é!? Pra que existe a placa? Vão dar os coletes de graça né? Por que eu não vou pagar por mais uma besteira não!! Já tive que pagar a placa!! Se for exigir espero que exija pra carro também né!!
    Pra falar a verdade é só fazer a lei corrupta funcionar e não ficar soltando esses bandidos.
    Fala sério, esse Brasil hein…. Sinceramente caindo cada vez mais….

  45. DANIEL

    Falta exigir o uso da peruca e nariz de palhaço também. Mais burocracia e gastos vindo aí. Políticos sendo políticos, Estado sendo Estado

  46. ANDRE

    Idiotice! Além de onerar ainda mais o cidadão, sabe-se que assaltante roubará de qualquer jeito! A medida mais eficaz seria investir em câmeras de monitoramento!

  47. Maurício

    Ladrão rouba a moto e o colete e vai roubar com tudo que não é dele, deputado, vai procurar oque fazer de útil ao invés de querer lacrar.

  48. Ricardo Luiz de Oliveira Deckmann

    Os vagabundos irão usar qualquer número do colete, com números que não coincidem a placa da moto… Isso será mais para multar o cidadão do bem cuida q estou falando..tanta coisa pra fazer inventam essa agora

    1. Silvio

      Bom dia , nem pela lei pelo CP Brasileiro a CF e a Lei de Execuções Penais , presos condenado e provisóris se tem o chamamento por número em suas costas . aí vem um Certo Deputado que não tem o que fazer inventar moda , porque não coloca chamamento nominal com números nas costas de Deputados corruptos. Deputado vai cassar o que fazer projetos voltados para a segurança pública mais incentivo e proteção aos cidadãos de bem. Cada uma viu…

  49. Silvio

    Pelo próprio CP brasileiro, lei de Execuções Penais , nem preso usa o chamamento por indentificação por número acho que esse Deputado deveria estudar mais ,e parar de inventar moda porque cidadãos de bem ,não tem nada haver com crime bandido não vai usar número nas costas faça um projeto visando mais segurança papel do Estado e de vcs Deputados proteger a população não inventar moda coloque números em Deputados que usam do seu mandato para fazer corrupção isso vcs não voltam.

  50. Silvio

    Bom dia , nem pela lei pelo CP Brasileiro a CF e a Lei de Execuções Penais , presos condenado e provisóris se tem o chamamento por número em suas costas . aí vem um Certo Deputado que não tem o que fazer inventar moda , porque não coloca chamamento nominal com números nas costas de Deputados corruptos. Deputado vai cassar o que fazer projetos voltados para a segurança pública mais incentivo e proteção aos cidadãos de bem. Cada uma viu…

  51. Elizeo

    Balela , coisa de politico que não tem o que fazer.

  52. Marcello

    Vergonha um político pateta sem conhecimento nenhum em segurança pública vir com uma PL desta,nojo da classe política desse país,como se o ladrão se importa se com essas coisas,sempre sobra para o cidadão de bem

  53. Vassílios Michalopoulos

    Tudo isso para “facilitar” o trabalho da Polícia? Então vão acabar com as placas, certo? E os coletes que o DETRAM (imagino eu) vai distribuir nas capitais de RJ e São Paulo, serão a prova de balas também?

  54. Marcos de Lima Cruz

    A idiotice desta lei é absurda , tantas coisas realmente necessárias para serem votadas , como ” a reforma tributária ” temos uma das cargas tributárias mais caras do mundo e este mentecapto inventando moda .

  55. Alan

    DEPUTADO TEM QUE APROVAR LEI QUE PUNE BANDIDO. NÃO QUE AMOLECE LEI PRA BANDIDO. SIMPLES ASSIM. ACABA COM SAIDINHAS, VISITAS INTIMAS, PROGRESSÃO DE PENA QUE TUDO MELHORA.
    O bandido assalta de moto, à pé, à cavalo, de bicileta…com arma, sem arma… bandido assalta de qualquer jeito. Esses incompetêntes desses deputados, com idéias imbecis e que só geram mais despesas pra quem já tem pouco $ (senão porque o cidadão estaria de moto arriscando as pernas?!?! Se tivesse $ comprava um carro!).

  56. Alan

    DEPUTADO TEM QUE APROVAR LEI QUE PUNE BANDIDO. NÃO QUE AMOLECE LEI PRA BANDIDO. SIMPLES ASSIM. ACABA COM SAIDINHAS, VISITAS INTIMAS, PROGRESSÃO DE PENA QUE TUDO MELHORA.

  57. Jose Carlos Franco

    Aconselho aos desavisados q cuidem de tarefas simples q não tragam prejuízo aos cidadãos de bem.
    Consultem pessoas experientes p criarem elementos q orientem decisões racionais.

  58. Pedro Goulart de Andrade Filho

    O apogeu da cretinice…

  59. Ricardo s rocha

    Ja basta capacete,usar airbag,só falta psó falta pilotar plantando bananeira,pois se existe placa não identifica imagina o piloto autentico outdoor

  60. Ricardo s rocha

    Falta policiamento,monitoramento,e atitude

  61. Geilson

    Exatamente, esses caras cada vez mais, querem enforcar o cidadão de bem com essas leis estupidas, que não resolvem o problema, só onera mais o bolso do trabalhador, pra no final das contas ficar aplicando multa e ganhando dinheiro com isso, enquanto os bandidos continuam praticando os crimes da mesma forma. O grande problema desses tipos de crimes é a falta de rigor nas leis, que acaba incentivando o descumprimento das mesmas

  62. melquizedeque valeriano de sousa

    Meu Deus, como pode um deputado fazer uma PL dessa? Tantas coisa mais importante pra ele se preocupar. Eu acho que ele deve ter uma empresa de estampa, porque não tem cabimento isso. Crie leis mais rígidas . Há, mas isso eles não criam porque podem sobrar pra eles. Minha opinião: deveriam fechar camará dos dep. , Fechar o senado e o STF e começar tudo do zero. Quer ser dep, senador , então vc não terá salário. Quer ser ministros da corte, faça concurso público . Temos que tirar o poder absoluto dessas pessoas

  63. Adriano

    Deveriam fazer um projeto de lei para exame de sanidade para políticos, para evitar este tipo de projeto de lei .. ridículo.

  64. Jessé Silva

    Leis mais rigorosas pra vagabundos seria mais eficiente do que um colete besta!!

  65. Felipe

    Como se o bandido fosse usar o colete na hora de fazer um assalto ! Isso é só mais uma maneira de arrancar dinheiro dos pobres

  66. Renato de Macedo Moura

    Deputado incompetente e a animal, o que fizemos com nosso voto, temos um congresso nacional analfabeto, despreparados, uma suprema corte que quer ser política. Tem muita coisa importante para fazer nesse país seus merdas. Espero que nessas eleições vcs sumam daí, e nas próximas o que ainda ficar. Elegemos políticos milicianos, corruptos, bandidos e analfabetos. A culpa infelizmente é nossa.

  67. Wesley Flávio Alves Nogueira

    Por isso o Brasil não desenvolve, cheio de gente inútil no congresso. Bandidos cometem assalto porque sabem que não serão punidos pois as leis desse país só beneficiam os vagabundos. lncrivel como se perde tempo com projetos como este. Vergonha esse congresso

  68. Antônio Júnior

    Ao invés de gastar dinheiro,tempo deveria mudar o código penal, porque no Brasil o Bandido tem mais benefício que nos que trabalhamos e pagamos não só os impostos mas pra esse bando de desocupados que ficam aí inventando lei pra diminuír mais ainda nosso poder de compras de alimentos

  69. LOURIVAL DOS SANTOS SERRAO

    Concordo plenamente com você isso e só pra ter gasto desnecessário concerteza a empresa que vái fábrica esse Tipo de colete deve ser desse político ou parente dele acho que eles pensam quê bandido e burro se fosse por isso não existia assalto relâmpago de veículos pra cometer assalto se essa lei venha a ser sancionada é pra identificar o condutor usando esse tal colete anti ladrão pergunta se o ladrão não pôde roubar o colete e cometer assalto usando o colete do cidadão de bem rapaz e cada uma porque eles não criam leis para reforma política porque será muda tudo menos a reforma política muita safadeza patifaria bando de vagabundo de termo é gravata isso sim

  70. Manassés

    Realmente correto o ladrão vai roba a moto também o colete essa lei e pra quem não tem esperiençia o que o bandindo e capaz de fazer,isso e pra quem conhece,isso pra eles e moleza.

  71. Valdemir Mariano

    É verdade é só para rancar dinheiro da gente, pois vai ser mais um acessório que o bandido vau levar no momento do assalto. Ao invés de acabar com os bandidos ficam inventando modinha.

  72. Despachante Machado

    […] Fonte: Portal do Trânsito. […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']