Notícias

Notícias

Especialista dá dicas de como economizar combustível 

O modo de dirigir influencia diretamente no gasto do combustível. Por exemplo, você é um daqueles apressadinhos que sempre que pode sai arrancando, com a aceleração alta, certamente gasta mais gasolina do que os motoristas que mantêm a rotação do motor mais baixa. Essa é a primeira dica do engenheiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Júlio César Câmara. “O que mais influencia no gasto de combustível é o modo de dirigir e depois o trânsito”, pondera.

O modo como o motorista troca as marchas, se os pneus estão devidamente calibrados e se o carro está carregando um peso desnecessário são outras três dicas que podem diminuir o gasto do combustível. “Outra lenda que muitos motoristas praticam é andar com o carro na banguela. Isso consome mais combustível, pois faz o motor trabalhar mais”, explica Câmara.

Outras três dicas mais complicadas de serem cumpridas é o uso racional do automóvel, do ar-condicionado e evitar pegar engarrafamentos. “O ar-condicionado consome de 15% a 20% do combustível. Mas em Salvador é uma questão de segurança e conforto. Não temos como recomendar que a pessoa desligue o ar para economizar na gasolina”, pontua. Sobre o uso racional do automóvel, o engenheiro recomenda que as pessoas conversem mais com os colegas, que tentem usar menos o veículo e façam transporte solidário. Já os engarrafamentos consomem bastante combustível, pois usam as marchas de força. “Aí é tentar sair mais cedo de casa ou do trabalho”, diz.

Fonte: Correio 24h

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']