Trending News

Notícias

Notícias

Como a manutenção preventiva pode ajudar a economizar combustível 

Como a manutenção preventiva pode ajudar a economizar combustível
Foto: Divulgação.

Você sabe como economizar combustível? Uma das dicas é manter o veículo em boas condições de uso.

Como economizar combustível
Foto: Divulgação.

Manter o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício de combustível e, consequentemente, gastos desnecessários.

 

“Diversos defeitos podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo de combustível. Um exemplo é a falta de manutenção adequada dos filtros do combustível e ar”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Outro exemplo de falta de manutenção que pode elevar o consumo de combustível é o sistema de suspensão, mesmo quando em bom estado, se o veículo apresentar problemas relacionados a geometria pode aumentar o consumo de combustível além de acelerar o desgaste dos pneus., explica.

Dicas

Alguns hábitos também podem mexer no bolso do motorista, como circular com excesso de peso e calibração de pneus inadequada. “Quanto mais peso, maior o esforço para o carro se movimentar. Já se a calibração do pneu estiver abaixo da recomendada, o consumo será mais alto”, comenta.

A recomendação é fazer a manutenção preventiva para evitar rodar com o veículo desalinhado e ou  peças comprometidas.

“Nas avaliações periódicas, diversos itens relacionados à performance do veículo são checados. Dessa forma, é possível identificar falhas logo no início. Isso, além de impedir o elevado consumo de combustível, evita gastos e paradas  desnecessários com maiores reparos”, conclui.

Outras dicas

Ficar muito tempo sem dirigir exige cuidados redobrados ao tirar o carro da garagem

Notícias Relacionadas

3 Comentários

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *