Notícias

Notícias

Como adicionar uma nova categoria à sua CNH 

Condutor habilitado nas categorias A e B
Condutor habilitado nas categorias A e B

Se você é motociclista e também pretende habilitar-se para dirigir automóveis ou se você já dirige automóveis e pretende ser um motociclista, o primeiro passo é procurar o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) ou postos de atendimento do órgão de sua localidade e solicitar a abertura do serviço de adição de categoria.

Considera-se adição de categoria quando o condutor habilitado para a condução de veículos de categoria “B”, “C”, “D” ou “E” pretende habilitar-se para conduzir veículos de categoria “A” ou condutores da categoria “A” que pretende habilitar-se para a condução de veículo de categoria “B”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as categorias de habilitação são classificadas de A a E:

A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

C – condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

Os documentos exigidos são: original e cópia do RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência. Na abertura do serviço, que custa R$ 72, e pode ser realizado na Central de Atendimento do Detran-Ba, o candidato faz a captura da imagem e impressão digital. Na oportunidade, uma clínica também é sorteada para a realização dos exames de aptidão física e mental. Aprovado, o candidato deve se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC) para a realização das aulas de prática veicular.

Motoristas profissionais podem solicitar que seja incluída na CNH a observação de que a nova categoria terá como finalidade exercer atividade remunerada. Para tanto será necessário um exame psicológico.

Não existe prazo mínimo para essa adição, inclusive na vigência da Permissão para Dirigir, o serviço já pode ser realizado.

Curiosidade – O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']