Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Como ter uma viagem segura de motorhome


Por Agência de Conteúdo Publicado 24/07/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
Ouvir: 00:00

Conheça dicas e exigências para quem deseja se aventurar no mundo dos motorhomes no Brasil.

Alternativa para viajar durante a pandemia de Covid-19, os motorhomes continuam sendo uma escolha bastante procurada por quem deseja aproveitar o passeio com conforto, liberdade e segurança. Atentar-se a possíveis exigências e normas para garantir uma viagem segura é fundamental para aproveitar todo o percurso.

O aumento da procura pelo veículo começou ainda durante o período mais duro do isolamento social. O motorhome foi uma solução para os viajantes conhecerem lugares e viajarem respeitando o isolamento e diminuindo riscos de contaminação. No segundo semestre de 2020, foi registrado aumento de 70% nos aluguéis de motorhomes, em relação ao mesmo período de 2019. Para o ano de 2022, a estimativa da indústria continua sendo de aumento no setor.

Venda de motorhome

Um dos motivos da previsão otimista é que o perfil do consumidor de motorhome mudou. Segundo pesquisa realizada pela Estrella Mobil Motorhomes, em 2019, cerca de 80% dos compradores de motorhomes no Brasil eram aposentados e profissionais liberais; em 2020, cerca de 35% dos compradores estavam na faixa etária dos 20 aos 40 anos e tinham em comum o trabalho remoto.

Mas para fazer viagens com o veículo, é preciso atentar-se às normas brasileiras de trânsito.

Desde 2011, por exemplo, motoristas com a categoria B podem dirigir motorhome com menos de 6.000 Kg ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

Além das exigências de trânsito, é preciso ter planejamento. Quando se trata de turismo feito com motorhome, é preciso ficar atento bem como traçar uma rota bem planejada. Locais para abastecimento do veículo assim como paradas para dormir são fundamentais para o roteiro de viagem. No Brasil, estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia, por exemplo, são os mais preparados para receber motorhomes, e os campings são a alternativa mais segura para as paradas noturnas.

Revisão do veículo

Para ter uma viagem tranquila de motorhome, é preciso se atentar aos cuidados básicos, como revisão total do veículo e acessórios. É aconselhável que o motorista conheça os funcionamentos principais do veículo e saiba fazer pequenos reparos, como troca de pneu e equipamentos durante a viagem. Nesse sentido, se a opção for o aluguel, a indicação é contratar o seguro completo. Isso evita que possíveis acidentes não sejam cobertos pela seguradora.

A praticidade de viajar com o motorhome, com certeza, é um dos motivos pela alta procura. Além de “ter uma casa sobre rodas”, o veículo oferece praticidade bem como economia durante a viagem. É possível economizar os gastos com dormitório e alimentação, sendo possível instalar acessórios como sofás que viram camas, mesas dobráveis, geladeira e micro-ondas, por exemplo. Por se tratar de um veículo maior, o motorhome também permite que sejam transportados utensílios como panelas, cafeteiras assim como alimentos.

Independentemente do local escolhido como destino, os motorhomes garantem uma viagem prazerosa também durante o trajeto. Conhecer novos lugares e aproveitar as paisagens durante todo o percurso tornam a experiência inesquecível.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *